quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Diocese anuncia transferências: Mudança passa a valer em 2014

A cada seis meses a diocesana realiza transferências entre o clero a fim de suprir as necessidades pastorais pertinentes à realidade de cada paróquia. Seguem as próximas alterações nas paróquias. As mudanças passam a valer a partir de 2014.

Padres:


Pe. Hélder Agenor Benedet da Silva
Nova função: Pároco da Paróquia Santa Terezinha – Jacinto Machado
Função anterior: Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Urussanga

Pe. José Aires de Souza Pereira
Nova função: Reitor do Seminário Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza
Função anterior: Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Lauro Müller

Pe. José Francisco da Silva
Nova função: Assessor Diocesano das Pastorais Sociais da Diocese de Criciúma; Vigário Auxiliar da Paróquia Nossa Senhora da Natividade – Cocal do Sul
Função anterior: Vigário da Paróquia São José – Catedral

Pe. Thiago De Moliner Eufrásio
Nova função: Vigário Auxiliar da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens – Araranguá; 2º Semestre 2014 – Mestrado em Teologia Sistemática – PUCRS
Função anterior: Reitor do Seminário Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza

Pe. Valmor Boeger
Nova função: Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Lauro Müller
Função anterior: Pároco da Paróquia Santa Terezinha – Jacinto Machado

Seminaristas:


Seminarista Gabriel Manarim Dalmolin
Estagiário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Urussanga

Seminarista Gilson da Silva Pereira
Estagiário na Paróquia Santa Terezinha – Jacinto Machado

Seminarista Lucas Fernandes Bombazar
Nova função: Estagiário na Paróquia Santo Antônio de Pádua – Sombrio
Função anterior: Estagiário da Paróquia Santa Terezinha – Jacinto Machado
Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso/ Comunicação Diocese de Criciúma

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Leitura do dia: "A semente cresce, torna-se uma árvore." (Lc 13, 18-21)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.
Naquele tempo:
Jesus dizia: 'A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo?
Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim.
A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos.'
Jesus disse ainda: 'Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?
Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.'
Palavra da Salvação.

sábado, 26 de outubro de 2013

Um presente de Deus: Já parou para pensar o quanto Jesus nos deu?

Já parou para pensar o quanto Jesus nos deu? Quantos presentes, quantas graças, chegando ao ponto mais alto em dar a sua vida na cruz por amor a nós. Mas além da própria vida que Ele nos deu, ali na cruz nos presenteou com algo maravilhoso, e por suas palavras podemos logo entender: Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: ”Mulher, eis aí teu filho.

Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.” (Jo 19,27-27) Já deu pra entender não é? Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, foi-nos dada como um grande presente, por isso ela é nossa Mãe. Como João nós precisamos também levá-la para nossa casa, deixar que Ela entre na nossa vida, cuide de nós. Mesmo tendo uma mãe dada por Deus aqui na terra temos uma Mãe que intercede por nós no céu. E você que quem sabe não conheceu ou já perdeu sua mãe saiba que não está só, tem uma Mãe que te foi dada como presente, que olha para você, que cuida de você, que quer te ajudar, não somos “órfãos”. Assim como você muitas vezes recorre a sua mãe pedindo a ajuda dela, faça o mesmo com Nossa Senhora, reze, peça a ajuda Dela, conte com Ela sempre, você vai ver Ela vai te ajudar. Mas como fazer isso? É mais simples do que a gente imagina, seja filho, isso mesmo, assim como um filho age com a sua mãe, igualmente faça com Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e a sua Mãe. A oração do terço é um ótimo meio para estarmos mais perto Dela, e saiba quanto mais perto Dela estamos, mais perto estaremos de Jesus, porque sempre Ela nos leva para Ele. E aí, você aceita o presente que Jesus te deu?

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Oração do Rosário: simples, com um poder sem limites

Para muitos se tornou algo do passado, para outros é uma oração repetitiva, para outros oração cansativa, e para outros, para outros... Mas para nós, católicos apostólicos romanos, a oração do santo Rosário é importantíssima, e possui um valor inexplicável, pois quando rezado com fé e devoção, nos faz mergulhar nos mistérios de Deus e da salvação oferecida à humanidade em seu Filho Unigênito. A cada mistério contempla-se a vida de Jesus Cristo, sua Encarnação, fatos importantes que encontram-se nos Evangelhos, e também acontecimentos ligados à vida da Virgem Maria, e que tiveram importância na história da salvação.

Muitos são os testemunhos de pessoas praticantes deste método de oração tão simples, mas ao mesmo tempo tão profunda, com um poder sem limites. Durante minha vida de seminário e pastoral, várias pessoas, que não se encontravam consigo mesmas, com problemas no relacionamento matrimonial, medo, insegurança... Depois que conheceram a recitação do Rosário, e se lançaram na oração diariamente, em família e em comunidade, suas vidas hoje testemunham a mudança.

Façamos a experiência! Nossa Senhora, em suas aparições em Fátima, pediu que se rezássemos o Rosário (ou o terço) todos os dias, e muitas graças seriam alcançadas. E com certeza, a maior graça que pode ser alcançada com essa oração é a nossa conversão a Jesus, o filho de Maria. Rezar nunca é demais, e como dizia São Pio de Pietrelcina: “Rezem o Rosário e façam com que seja rezado”.

Seminarista Daniel Zilli Da Rolt / 2º ano de Teologia
Fonte: Diocese de Criciúma

Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora: 180 anos de dedicação


No Estado de Santa Catarina, elas ficam entre a cidade de Criciúma, Forquilhinha e Santo Amaro da Imperatriz. As religiosas que fazem parte da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) completaram neste dia 24 de outubro, 180 anos de fundação e dedicação à vida religiosa e ao próximo.

Fundada pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1833, a congregação já ganha espaço em 36 países do mundo. Nem mesmo com as dificuldades enfrentadas no início dos trabalhos, as religiosas se deixaram intimidar e decidiram que desde essa data iriam ajudar o próximo, por meio da educação. A obra cresceu e aos poucos as IENS, foram expandindo o seu trabalho de educadoras. Hoje, já atuam em sete estados do Brasil e em Roma. Ao todo, são 12 dioceses com um total de 153 irmãs que se dedicam à educação, saúde e pastoral.

Mas a vontade de ajudar ao próximo se estende para o resto do mundo. No campo da educação e na propagação da boa nova do evangelho, as IENS estão presentes e atuantes em 16 províncias, duas regiões e dois distritos. Com um governo central em Roma, fazem parte de 36 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e na África. Atualmente, aproximadamente 3,5 mil irmãs fazem parte da Congregação no mundo.

A educação sempre foi o principal foco e o ponto mais forte de atuação das Irmãs Escolares. Mas em Criciúma a história foi diferente: há 77 anos, o Hospital São José surgiu para mudar e contribuir com a saúde da população. Única instituição de saúde a fazer parte da Congregação, o HSJosé é um dos trabalhos entre todos os que fazem parte da congregação que mais necessita de atenção.

Com mais de 1,2 mil funcionários, o HSJosé, tem a missão de “prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino pesquisa de forma integrada com a comunidade”.

“O hospital São José é fruto e obra de muitas irmãs que por aqui passaram e deram o melhor de sua vida gratuitamente, cuidando, consolando e trabalhando nesta obra, cujo fim primeiro é servir e ser sinal da misericórdia de Deus. Somos gratas a Deus por esta obra que Ele conduziu, por todos estes anos. Que o Senhor seja sempre louvado e engrandecido pela vida e missão de cada Irmã Escolar de Nossa Senhora, no mundo inteiro”, declara Irmã Líbera Mezzari, Diretora Geral do HSJosé.

Atualmente o conselho Provincial para América Latina e Caribe conta com sete religiosas:
Provincial: Ir. Cecilia Martinello
Vice-Provincial: Ir. Bernardine
Conselheiras: Ir. Ana Maria Elena Rivas, Ir. Beatriz Hobold, Ir. Bernardine Fontánez, Ir. Lili Dávila, Ir. Reyna del Carmen e Ir. Teresinha Dorigon Vieira.

No próximo sábado, 27 de outubro, o Conselho Provincial tem um encontro em Porto Rico para comemorar a data de fundação da Congregação e traçar novos objetivos para as diversas atividades e obras idealizadas no país e em toda América Latina.
Colaboração: Katia Farias - Assessora de Comunicação do Hospital São José
Fonte: Diocese de Criciúma

domingo, 20 de outubro de 2013

Leitura do dia: "Deus lhes fará justiça bem depressa" (Lucas 18, 1-8)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo:
Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 'Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum.
Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: `Faze-me justiça contra o meu adversário!'
Durante muito tempo, o juiz se recusou.
Por fim, ele pensou: 'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!''
E o Senhor acrescentou: 'Escutai o que diz este juiz injusto.
E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?
Será que vai fazê-los esperar?
Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa.
Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?'
Palavra da Salvação.

sábado, 19 de outubro de 2013

Crisma: Catequizandos da paróquia confirmarão sua fé neste domingo

Neste próximo domingo, os catequizandos de Santa Isabel e outras localidades da cidade de Forquilhinha completarão o sacramento do batismo, recebendo a unção do Espírito Santo através da Crisma.
#Participe você também!

Afinal, o que é a Crisma?

A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo consagra-o para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Infância espiritual: A história de Santa Terezinha do Menino Jesus

Desde muito cedo Teresa Martin iniciou sua devoção ao Menino Jesus. Aos seis anos e meio, começa a se preparar para a primeira comunhão, sendo catequizada por sua irmã Paulina. Graças a esta catequese, o amor ao Menino Jesus vai aumentando em seu coração. Ao falar deste período, nossa santa afirma que "amava-o muito" (A 31v). Não é, pois, de se estranhar que à época de seu primeiro chamado à vida carmelitana, tenha aceitado com entusiasmo a proposta de Madre Gonzaga de se chamar "Teresa do Menino Jesus" quando ingressasse no Carmelo. Após prepará-la para a primeira comunhão, Paulina, já Irmã Inês de Jesus no Carmelo de Lisieux, convida a menina a considerar sua alma como um jardim de delícias no qual é preciso cultivar as flores de virtudes que Jesus virá colher em sua primeira visita.

No ano de 1887 se oferece ao Menino Jesus para ser seu brinquedo (A 64r), desejando abandonar-se sem reservas à sua misericórdia. Isto ocorre por ocasião da célebre audiência com o papa Leão XIII. Teresa esperava que o papa autorizasse sua entrada imediata no Carmelo, apesar da pouca idade. Enorme decepção! Recebe palavras ternas e não a resposta desejada. Por isso não fica perturbada. Não havia se oferecido para ser a "bolinha" de Jesus e não dissera que ele poderia fazer o que quisesse com ela?

A partir do dia 9 de abril de 1888, data de seu ingresso no Carmelo de Lisieux, Teresa pode, finalmente, realizar seu sonho de menina: assina suas cartas durante todo o postulantado como "Teresa do Menino Jesus" (Ct 46-79). No dia 10 de janeiro de 1889, dia em que recebe o hábito, assinará pela primeira vez "Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face", que será seu nome definitivo de Carmelita (Ct 80). Quando entra na clausura, a primeira coisa que lhe chama a atenção é o sorriso de seu "Menino cor de rosa" (A 72v), que a acolhe. Ela se encarregará de colocar-lhe flores desde a Natividade de Maria: "era a Virgenzinha recém-nascida que apresentava sua florzinha ao Menino Jesus". (A 77r).

Teresa dedica muitas poesias, recreações piedosas e orações ao Menino Jesus, ao mistério do Natal e aos primeiros anos da infância de Cristo. No dia 21 de janeiro de 1894 cria e oferece à Madre Inês, em sua primeira festa como priora, uma pintura a óleo do Menino Jesus, a que intitula como "O sonho do Menino Jesus". Este quadro mostra o Menino Jesus de olhos abaixados, brincando com as flores que lhe são oferecidas. Ao fundo aparece sob a claridade da lua a Sagrada Face debaixo da cruz e cerca dos instrumentos da paixão. Em uma carta enviada no mesmo dia (Ct 156), Teresa comenta seu quadro: longe de temer os sofrimentos futuros, o Menino Jesus conserva um olhar sereno e até sorri, pois sabe que sua esposa (Irmã Inês) permanecerá sempre ao seu lado para amá-lo e consolá-lo. Quanto aos olhos baixos, estes mostram sua atitude quanto à própria Teresa: "Ele está quase sempre dormindo". Neste último detalhe já vislumbramos uma prefiguração da grande prova de fé que irá acompanhá-la em seus últimos dias.

Nos finais de 1894, a jovem carmelita descobre sua "Pequena Via". A infância espiritual do cristão, feita de confiança e abandono, deverá se moldar na própria infância de Jesus, em seu caráter de Filho, tão particularmente representado nos traços de sua infância. No dia 7 de junho de 1897, Teresa se deixa fotografar, tendo nas mãos as estampas do Menino Jesus e da Sagrada Face. Sobre a imagem do Menino Jesus, conhecido como "de Messina", Teresa copia o versículo de Pr 9,4: "Quem for pequenino, venha a mim".