sexta-feira, 30 de maio de 2014

Forquilhinha celebra com festa o padroeiro Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia de Forquilhinha passa a celebrar nos próximos dias a tradicional festa em honra ao padroeiro Sagrado Coração de Jesus.
A mobilização dos paroquianos para o evento já acontece há alguns meses, mas o verdadeiro sentido da festa não se perde em meio ao trabalho e a atenção que os preparativos exigem. Não se perde o sentido de celebrar Cristo, que nos ilumina com o seu Sagrado Coração.
Além da motivação religiosa, a festa tem como propósito arrecadar fundos para reformas. A lei exige que a igreja tenha hidrantes, caixa de água, banheiros novos, etc. O dinheiro da festa será usado para esta finalidade. Além da parte espiritual, haverão diversas outras atividades no salão paroquial como: janta, venda de pão, cuca, etc.

As celebrações e eventos sociais em honra ao Sagrado Coração de Jesus começaram terça-feira e seguem até o próximo domingo.

Confira abaixo a programação da festa:


PRIMEIRO DIA DO TRÍDUO: Dia 27/05 – Terça-feira às 19h30min

Tema: Um coração que anseia por um mundo novo.
Celebrante: Pe. Adair Pasini RCJ

SEGUNDO DIA DO TRÍDUO: Dia 30/05 – Sexta-feira às 19h30min

Tema: Um coração que se preocupa com a família.
Celebrante: Pe. Valdemar Carminati

TERCEIRO DIA DO TRÍDUO: Dia 31/05 – Sábado às 18 horas

Tema: Um coração que sofre com os traficados.
Celebrante: Pe. Aguinaldo Zucchinali

DOMINGO: Dia 01/06 – 10hs

Missa Solene em honra do Sagrado Coração de Jesus
Tem: Um coração que ama como o Pai ama.
Celebrante: Frei Osvaldo Lino Luiz OFM

Pedimos sua colaboração para adquirir as cartelas que darão direito aos brindes que serão distribuídos no dia da festa. Lembro que o 1º brinde será uma moto; 2º Uma tv 32”, etc . Que Deus lhe pague pela sua colaboração.

Fr. Jacir

terça-feira, 27 de maio de 2014

Criciúma: Diocese completa nesta terça-feira seus 16 anos de Criação

Nesta terça-feira, 27 de maio, a Diocese de Criciúma celebra seus 16 anos de Criação:
"Na manhã de 27 de maio de 1998, o povo da Comarca de Criciúma foi surpreendido com a notícia da criação da nova diocese. Dom Paulo Antonio De Conto acabava de ser nomeado primeiro bispo e, aos poucos, por telefone e outros meios de comunicação, a notícia chegava às paróquias e comunidades.

Na mesma manhã, Dom Hilário Moser, então bispo da Diocese de Tubarão, reuniu-se com um grupo de padres e designou padre Wilson Buss como coordenador da Comissão de Instalação. Dentre as diversas atividades desenvolvidas após o anúncio, estão a visitação da imagem do padroeiro São José a todas as paróquias e a elaboração da “Oração pela Diocese de Criciúma e pelo Bispo”, que motivou o espírito dos fiéis no período que antecedeu a instalação, ocorrida em 15 de agosto do mesmo ano, na Festa da Assunção".

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fé: Romeiros manifestam confiança na intercessão de Maria e lotam Santuário

Aos pés de Nossa Senhora de Caravaggio, em seu Santuário Diocesano, em Nova Veneza, mais de três mil fiéis se colocaram na manhã deste domingo, 25, véspera do dia da padroeira. Seja para pedir ou agradecer por motivos de saúde, conjugais, familiares, entre tantas outras situações difíceis enfrentadas pelas pessoas, os milhares de devotos que participaram da tradicional transladação, que neste ano saiu da igreja do bairro Pinheirinho, compareceram à santa missa, que teve início às 10 horas.

A celebração, concelebrada pelos padres Valdemar Carminati, Samiro Meurer, Antonio Júnior, Aguinaldo Zucchinali e Frei Rinaldo Stecanella, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. Dentro do Santuário, os romeiros encontravam assistência espiritual por meios da bênção e do sacramento da confissão, com auxílio dos padres Ângelo Galato, Silvestre Koepp, José Aires Pereira e demais padres.

No início de sua homilia, o Bispo enfatizou a romaria como a maior festa da Diocese, e logo se referiu ao exemplo de Maria, Mãe de Deus, que correu apressadamente para as montanhas, para ajudar sua prima Isabel. “Quando me dirigia para o Santuário, vi tanta gente vindo para cá, caminhando com sua história, seus sofrimentos, tristezas, mas certamente, com confiança. Ninguém fica esquecido na casa da Mãe, que acolhe a todos os seus filhos e filhas, pecadores e pecadoras, com amor de mãe”, afirmou Dom Jacinto.

“Quando ela chega e sobe as escadarias do Santuário, me faz lembrar algo celestial, divino com as escadas cheias de crianças vestidas de anjinho e todo o povo: certamente, no céu também é assim, só que mais bonito. Se fazemos tão bonito aqui na terra, o que ela não fará por nós na porta da eternidade, no céu?”, pontuou o epíscopo.

Segundo Dom Jacinto, Nossa Senhora leva todos a Jesus. “Nós veneramos e não adoramos, como aquela que conduz todos ao Filho de Deus. Ela e seu Filho sentiram na carne o que é passar pela terra e confiaram na misericórdia de Deus, sem desanimar, por isso nós também não devemos nos desanimar”, disse o bispo.

Em sua reflexão, Dom Jacinto falou da importância da fé, com a qual se pode enfrentar tudo. “No meio desses corações e de todo o povo, está Deus. A fé é a maior riqueza que se pode cultivar sempre. Mesmo na cruz e no sofrimento, nada irá nos desanimar, porque ‘eles’ estão conosco”.

O bispo pediu a bênção sobre todos, de maneira especial pelos voluntários que trabalham na festa e pelos idosos e doentes, e ressaltou o papel de Nossa Senhora: “O pedido de uma pessoa de fé, nunca fica despercebido diante da Mãe”.

Ao final da missa, Frei Rinaldo Stecanella conduziu um momento de muita emoção sobre o povo, convidando as famílias a se abraçarem e cantarem com o Grupo Mensageiros de Cristo a canção Utopia, de Padre Zezinho.

Antes da bênção, o reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, agradeceu a todos pela participação na Romaria e renovou o convite para as celebrações seguintes, que perduram até esta segunda-feira, 26.

Pedidos especiais à Nossa Senhora


A criciumense Janaína Pignatel, pelo segundo ano saiu a pé, com a família, de Vila Macarini até Caravaggio. “Vim pedir pela saúde do meu irmão, que está com câncer. Enquanto ele viver, todos os anos vou trazer um buquê com a quantidade de rosas da idade dele. Este ano são 35”.

Já Valdete Demétrio, saiu da Praia do Camacho, de Jaguaruna, território da Diocese de Tubarão, para agradecer uma graça alcançada. “O que eu mais queria aconteceu. Meu filho que está separado venceu a depressão. Graças a Deus hoje ele está bem. Também conseguimos superar uma dívida e compramos nossa casa”, relata a senhora, que pela terceira vez visita o Santuário, desta vez acompanha pelo neto.

Confira a programação para esta segunda-feira, 26 de maio:


09h: Santa Missa presidida pelo Padre Lucas Fernandes Bombazar.
15h: Santa Missa presidida pelo Padre Carlos Wecki.
17h: Oração do Terço a cargo do Apostolado da Mãe Peregrina.
18h: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Caravaggio.
19h: Santa Missa presidida pelo Padre Sidnei Vitali.
Haverá serviço de café e lanche durante todo o dia.
Fonte: Diocese de Criciúma

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nossa Senhora de Caravaggio: Imagem é recebida com festa em Forquilhinha

Integrando a programação da 63ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, uma procissão motorizada saiu, na tarde de quinta-feira, do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em direção à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha. No local, a imagem foi recepcionada por aproximadamente 100 fieis com fogos de artifício e chuva de pétalas de flores. Conforme a coordenadora da Pastoral da Criança de Forquilhinha, Irmã Marinês Gambim Rech, o momento foi de muita emoção para os fieis que acompanharam. “O povo se prepara para isso. Já é uma tradição por aqui. Recebemos com carinho a imagem que nos traz bênçãos e proteção. É também nosso momento de agradecer”, afirma.

Para a aposentada Natalina Mondardo Vitali, a celebração é mais uma oportunidade de os fieis de Forquilhinha participarem e se sentirem parte integrante da festa. “Acho ótimo que Ela venha até aqui. No domingo também vou até o Santuário para encontrá-la”, completa. Assim como Natalina, Salete Pereira também acompanhou a recepção da imagem. As duas fazem parte da Associação Forquilhiense de Grupos da Terceira Idade e se diz devota desde a infância. “Minha família já tinha um carinho especial pela Nossa Senhora de Caravaggio e eu, mesmo depois de casar e de mudar de cidade, continuo com esse sentimento muito forte em meu coração”, declara.

Após a celebração conduzida pelo Frei Jacir Antônio Zolet a imagem foi levada, também em procissão, ao Santuário de Caravaggio para mais uma Santa Missa.

A programação segue até domingo com atrações religiosas e recreativas.
Confira a programação completa AQUI.
Fonte: clicatribuna.com

A saúde do cristão se vê com a alegria, afirma Papa em sua homilia da última quinta

A alegria é o segredo do cristão, mesmo nas dores e nas tribulações. Na Missa desta quinta-feira, 22, na Casa Santa Marta, Papa Francisco concentrou-se na necessidade de alegria, destacando que é impossível um cristão ser triste, e que é o Espírito Santo quem nos ensina a amar e nos enche de alegria.

Francisco recordou que, antes de ir para o Céu, Jesus falou de muitos coisas, mas sempre se concentrou em três palavras-chaves: paz, amor e alegria. Sobre a paz, Ele diz que é algo definitivo, diferente do que é oferecido pelo mundo. Sobre o amor, Cristo enfatizava que o mandamento era amar Deus e o próximo. E sobre o Evangelho do dia, o Santo Padre destacou outro aspecto dito por Jesus: não só amar, mas permanecer em Seu amor.

“A vocação cristã é isso: permanecer no amor de Deus, isto é, respirar e viver desse oxigênio, desse ar. Com isso, Ele fecha a profundidade do Seu discurso sobre o amor e vai adiante”.

O sinal de que se permanece no amor de Jesus é a proteção dos mandamentos. Não é só segui-los, explicou o Papa, pois, segundo ele, o amor nos leva a cumprir esses mandamentos naturalmente, de forma que se pode dizer que a raiz do amor floresce neles. A partir disso, Francisco concentrou-se também na necessidade de alegria.

“A alegria é como um sinal do cristão. Um cristão sem alegria ou não é cristão ou está doente. (…) Uma vez, disse que há cristãos com cara de pimenta com vinagre… Sempre com o rosto assim! Também a alma é assim, e isso é ruim! Esses não são cristãos.”

Francisco destacou ainda que é essa alegria do cristão que protege a paz e o amor. E quem dá essa alegria é o Espírito Santo, embora Ele seja o grande esquecido na vida das pessoas. “Eu gostaria de perguntar a vocês, mas não o farei, hein: quantos de vocês rezam ao Espírito Santo? Não levantem a mão… É o grande esquecido! (…) O Senhor nos dê essa graça de proteger sempre o Espírito Santo em nós, aquele Espírito que nos ensina a amar, enche-nos de alegria e nos dá a paz”.

Acesse

Fonte: Blog Canção Nova/ Rádio Vaticano

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Criação e posse: Paróquia São João Paulo II é criada em Sombrio

Na tarde de domingo, 18 de maio, centenas de pessoas participaram da missa de criação da Paróquia São João Paulo II, celebrada no ginásio de esportes do bairro Januária, em Sombrio. Após a leitura do decreto de criação e de posse do primeiro pároco, padre Antoninho Rossi, o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, falou da alegria de criar mais uma paróquia a fim de “atender mais e melhor o povo de Deus” naquela região.

No início de sua homilia, Dom Jacinto referiu-se de maneira especial ao santo padroeiro. “Várias vezes me encontrei com ele e vi sempre nele uma pessoa iluminada, pela sua missão e pelo seu testemunho”.

Por coincidência, a data escolhida para a criação da 31ª paróquia da Diocese é a mesma do aniversário de nascimento do padroeiro, que completaria 94 anos se estivesse vivo, fato considerado “providencial” pelo bispo diocesano. “Esta paróquia já nasce grande e bonita, com muitas comunidades. Tendo São João Paulo II como padroeiro e protetor, com certeza lhe trará muitas bênçãos”, afirmou Dom Jacinto, que também recordou sua participação, no dia 27 de abril, na missa de canonização celebrada em Roma, onde afirmou ter rezado pela Diocese de Criciúma e, em especial, pela paróquia que seria erigida.

Em sua reflexão, o bispo enfatizou ao povo e aos padres a necessidade de irem ao encontro dos necessitados, de assumirem com convicção seu Batismo e de serem verdadeiros missionários. Dom Jacinto pediu a intercessão de São João Paulo II sobre todas as boas obras da nova paróquia, para que cresçam, floresçam e frutifiquem.

Ao final da missa, o pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, padre Daniel Pagani, agradeceu ao povo a acolhida ao projeto de criar a nova paróquia, que desmembrou 15 das 34 comunidades, e manifestou seu apoio em nome da paróquia Santo Antônio no que for necessário à nova paróquia. Padre Daniel agradeceu ao padre Antoninho Rossi, pelo tempo em que colaborou enquanto vigário e desejou-lhe uma feliz missão.

Antes do término da celebração, padre Antoninho também proferiu algumas palavras. “Quero, com alegria, entregar-me com disponibilidade ao serviço da Igreja. Ser pároco requer comprometimento com a comunidade a serviço de Deus. Este povo é um povo da acolhida, muito generoso, e que luta pela causa da Igreja!”, pontuou o pároco, que agradeceu também ao bispo por confiar-lhe tamanha missão. Padre Antoninho manifestou gratidão a padre Daniel pelo que fez por ele e pelo povo e lembrou que o projeto de criação de uma nova paróquia já era almejado há muitos anos por outros párocos que por ali passaram.

De acordo com padre Antoninho, a construção da Secretaria Paroquial terá início nesta semana e, a partir do dia 1º de junho, a comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Januária, sediará de forma provisória a Secretaria, até que seja concluída a obra. O pároco também passará a residir na casa adquirida no bairro Nova Brasília.

A missa foi encerrada com a leitura da ata da criação e posse, seguida pela bênção sobre a imagem de São João Paulo II e sobre o povo, conduzida pelo bispo diocesano. Antes disso, o pároco, padre Antoninho, recordou a frase dita pelo padroeiro que reflete o início da caminhada da nova paróquia: “Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e projetar o futuro com esperança”.
Fonte: Diocese de Criciúma (site)

Encontro Diocesano: Religiosas promovem encontro vocacional para meninas

Neste sábado, 24 de maio, a Casa Mãe Helena, em Forquilhinha, abre suas portas para acolher mais um Encontro Diocesano de Jovens Vocacionadas para a Vida Religiosa. A atividade, que inicia às 13h30min e finda às 17h, é promovida pela Pastoral Vocacional da Diocese de Criciúma em conjunto com diversas congregações religiosas. O encontro reúne cerca de 50 meninas, a partir dos 12 anos de idade.
Fonte: Diocese de Criciúma

Leitura do dia: "Como meu Pai me amou, também eu vos amei" (João 15, 9-11)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
Eu eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
Palavra da Salvação.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

63° Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio começou na última sexta-feira

Os caminhos que levam ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, voltam a ser rota para milhares de romeiros dos diversos cantos da Diocese de Criciúma que, até o dia 26 de maio, se colocam aos pés de Maria para pedir e agradecer as graças por seu intermédio.

Na sexta-feira, 16, teve início a novena em preparação à 63ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Conforme o reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, há uma grande expectativa quanto a participação do povo das diversas comunidades envolvidas durante os nove dias de preparação e principalmente no dia da grande romaria. “As pessoas estão motivadas, entusiasmadas. Em cada lugar de onde partirá a imagem, o povo está se reunindo e se preparando com empenho”, ressalta o padre.

A estimativa é que mais de 50 mil romeiros e devotos cheguem nos próximos dias ao Santuário, incluso na rota do turismo religioso do Estado. “Esperamos que esta festa marque profundamente. Sabemos que Nossa Senhora de Caravaggio tem uma devoção que está cada vez mais crescendo em nossa Diocese. Há muitos testemunhos, como os de mães que não conseguiam ter filhos, fizeram promessa e alcançaram graça. A gente observa que as pessoas que chegam à gruta tem uma expressão de fé. Se colocam diante de Nossa Senhora para agradecer e pedir forças para administrar situações difíceis em suas vidas, e levam algo especial dentro de si, que só encontram aqui”, relata o reitor.

Segundo padre Valdemar Carminati, para a peregrinação, o romeiro deve estar espiritualmente preparado. “Que todos venham ao santuário, não pensando somente na festa ou gastronomia, mas com fé e devoção. A caminhada predispõe o coração para o acolhimento”.

Programação Religiosa


16/05 (sexta-feira)

18h30min: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo do Seminário.
19h30min: Santa Missa presidida pelo Padre José Aires Pereira.
Tema: Maria, mãe e modelo dos vocacionados.

17/05 (sábado)

09h: Santa Missa com os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UNESC, que realizam a caminhada “Contabilizando Saúde”.
18h30min: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Cidade Mineira.
19h: Santa Missa presidida pelo Padre José Francisco da Silva.

18/05 (domingo)

18h30min: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo de Baixada, da residência do Sr. Olívio Vitali.
19h: Santa Missa presidida pelo Frei José Otávio Milanez.

19/05 (segunda-feira)

18h45min: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo de Alto Caravaggio, da residência do Sr. José Sachet.
19h30min: Santa Missa presidida pelo Padre Valdemar Carminati.

20/05 (terça-feira)

18h45min: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo de Vila São José, da residência do Sr. Valdir Policarpi.
19h30min: Santa Missa presidida pelo Padre Ari Matias.

21/05 (quarta-feira)

18h30min: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo de Vila Romagna, da residência do Sr. José Ronconi.
19h30min: Santa Missa presidida pelo Padre Ludgero Feldhaus.

22/05 (quinta-feira)

18h30min: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Forquilhinha.
19h30min: Santa Missa presidida pelo Frei Jacir Zolet.
Tema: Maria, caminho seguro no seguimento a Jesus.

23/05 (sexta-feira)

19h: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Igreja Santo Agostinho, de Rio Maina.
19h30min: Santa Missa presidida pelo Padre José Lino Buss.

24/05 (sábado)

10h: Santa Missa presidida pelo Padre Éder Carminatti.
15h: Santa Missa presidida pelo Padre Ângelo Galato.
18h40min: Transladação motorizadada da imagem de Nossa Senhora partindo da Igreja São Marcos, de Nova Veneza.
19h: Santa Missa presidida pelo Padre Itamar Mazzucco.
Logo após a Santa Missa, show com Frei Rinaldo Stecanela e a Banda Mensageiros de Cristo.

25/05 (domingo) - DIA DA ROMARIA

06h: Alvorada festiva.
07h: Santa Missa presidida pelo Padre Valdemar Carminati.
08h: Santa Missa presidida pelo Padre Aguinaldo Zucchinali.
09h: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do bairro Pinheirinho.
09h às 10h: Em frente ao Santuário, animação com Frei Rinaldo Stecanela.
10h: Acolhida da imagem de Nossa Senhora em frente ao Santuário. Em seguida, Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.
13h30min: Santa Missa e Bênção da Saúde presidida pelo Frei Rinaldo Stecanela.
15h30min: Santa Missa e Consagração à Nossa Senhora presidida pelo Padre Onécimo Alberton.
17h: Oração do Terço a cargo do Apostolado da Mãe Peregrina e das Equipes de Nossa Senhora.

26/05 (segunda-feira) - DIA DA APARIÇÃO

09h: Santa Missa presidida pelo Padre Lucas Fernandes Bombazar.
15h: Santa Missa presidida pelo Padre Carlos Wecki.
17h: Oração do Terço a cargo do Apostolado da Mãe Peregrina.
18h: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Caravaggio.
19h: Santa Missa presidida pelo Padre Sidnei Vitali.

Programação Recreativa


22/05 (quinta-feira)

Tradicional “Quinta da Costela” (Salão Benfeitores de Caravaggio).

23/05 (sexta-feira)

Jantar Típico Italiano (Salão Benfeitores de Caravaggio).

24/05 (sábado)

Durante todo o dia, haverá serviço de café e lanches e à noite, churrasco (Salão Benfeitores de Caravaggio).

25/05 (domingo)

Amplo serviço de café, buffet, churrasco e bar (pátio do Santuário).

26/05 (segunda-feira)

Serviço de café e lanche durante todo o dia.

Serviços no dia 25 de maio

Confissões: Durante todo o dia da festa, no Santuário, haverá padres atendendo confissões.
Transporte: Haverá ônibus a cada 15 minutos, partindo da rodoviária de Criciúma ao Santuário e vice-versa.
Saúde: Equipe médica fará plantão durante todo o dia.
Fonte: Diocese de Criciúma

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Jardim da vida: Porque as pedras? Nosso caminho não poderia estar livre?

Uma criança brincava no parque com sua mãe, quando avistou próximo dali um lindo jardim. Flores coloridas, brancas, vermelhas, rosas e amarelas a convidavam a brincar.
A criança, sem pensar, olhou para aquelas belas flores e saiu correndo pelo parque em busca do jardim. Só que, no caminho, tropeçou em uma pedra e caiu, e ao cair chorou, e ao chorar teve socorro.
Um senhor que estava ali, vendo a criança em desespero, aproximou-se e sentou-se carinhosamente ao seu lado.

- Você está bem?- disse o homem.

- Eu caí quando tentava chegar ao jardim. Caí e estou triste, acho que vou desistir de ir para lá. – disse a criança chorando.

O homem olhou penalizado e com doçura disse:
- Meu bem, um dia, há muito tempo, eu também caí ao buscar o jardim. Caí, e não mais me levantei, eu desisti. Desisti do motivo maior que me impulsionava. A chama que havia em meu peito gritava: “Vá, acredite!”.

Mas eu não fui. Caí e desisti. Abandonei o que minha alma tanto buscava. Sofri e aprendi. Ouça: Ali na frente, você vê um jardim. Você sente que é lá que você prefere estar. Uma voz dentro de você diz: “Seja, vá, acredite!” Mas, lembre-se filho, sempre haverá pedras em seu caminho.

A criança, mais calma, olhou para o homem e perguntou:
- Porque as pedras? O caminho não poderia estar livre?

O homem olhou nos olhos da criança, um olhar tão sincero e sereno que a criança sentiu-se amparada e protegida, então o homem falou:
- Todos podem chegar ao jardim… Todos. Mas as flores são sensíveis e delicadas. Por isso precisam ser protegidas de pessoas despreparadas que poderiam destruí-las.

A natureza colocou pedras no caminho para permitir que só aqueles que tiverem a sensibilidade de entender que as pedras não foram feitas para impedir a chegada, mas para serem contornadas, cheguem até lá!

A criança enxugou as lágrimas, levantou-se e continuou em busca do jardim.

Leitura do dia: "Como podemos conhecer o caminho?" (João 14, 1-6)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
Na casa de meu Pai há muitas moradas.
Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.'
Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?'
Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.'
Palavra da Salvação.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Para refletir: E para nós, quando foi que Jesus nasceu?

Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
- Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue? E na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse:
- Senhor, o que queres que eu faça?!

Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
- Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar:
- Negue! Negue!
E o soldado com a tocha acesa dizendo:
- Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer?
Foi neste instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer:
- Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-lo.

Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras:
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Perguntemos à mulher da Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus. E ela nos responderá:
- Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse:
- Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas.
Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: – Senhor, dá-me desta água.

Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse.
E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto:
- “Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência!
- Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.

Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: – Lázaro! Levanta.
Neste momento compreendi finalmente quem Ele era… A Ressurreição e a Vida!

Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação.
Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos a Bezerra de Menezes o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá:
- Jesus nasceu no dia em que desci as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproximou dizendo:
- Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei minha fé e a confiança em Deus.
Foi naquele instante que percebi a Sua misericórdia e o Seu imenso amor pelas criaturas.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
-Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.

Agora pensemos um pouquinho:
E para nós, quando Jesus nasceu?

terça-feira, 13 de maio de 2014

Leitura do dia: "Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos" (João 10, 22-30)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo.
Era inverno.
Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão.
Os judeus rodeavam-no e disseram: 'Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.'
Jesus respondeu: 'Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 
As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.'
Palavra da Salvação.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Conversando com Jesus: será que eu poderia falar com o Senhor hoje?

Olá Jesus, será que eu poderia falar com o Senhor hoje? Desculpa perguntar, mas é porque o Senhor é tão ocupado, e tem tantas pessoas precisando mais do que eu, que resolvi perguntar.

Ahhh, então o Senhor prefere que eu chame de você? Então ok, o Senhor é quem manda, ou melhor, você é quem manda (risos).

Jesus eu queria que tu me ensinasse a aceitar o meu passado. Tem coisas que ainda doem tanto e eu fico aperreado sem saber o que fazer. Até penso em fazer algumas coisas, mas já fiz e o resultado não foi o ideal, então venho pedir a tua ajuda.

Eu acho que preciso aceitar certas coisas do meu passado, mas aceitar é como se desse uma ideia de que eu fui incapaz de lidar com ele, incapaz de superar, de resolver. Parece até injusto, vivi tanto tempo com esse passado, com certas dores e sofrimentos que é como se eu não soubesse viver sem eles, mas eu queria mudar.

Nas minhas costas tem tanto peso, na minha mente é um furacão atrás do outro, o coração então é um misto de sentimentos e eu vou vivendo querendo resolver tudo isso, mesmo sabendo que preciso de calma, e me pego inquieto, impaciente, com vontade de jogar tudo pra cima e sair correndo, mas eu sei que não tem como fugir.

Eu lembro que o Padre Léo sempre me disse pra eu conversar com o Senhor, aliás com você (risos), ele me disse pra eu rezar com o meu passado, sobre o meu passado, mas com os teus olhos, então eu te pergunto: como faço isso? Você me ajuda?

Eu queria me jogar no teu coração, me lançar de corpo e alma, sem medo e sem resistências. O Padre Léo falou que é do teu coração transpassado na cruz que eu posso curar o meu coração. Mas eu não sei como fazer isso.

Mas eu lembro também que muitas vezes o Padre Léo finaliza suas pregações rezando. Eu nem sei se sei rezar, mas lembro que ele começava assim:

"Pai santo, Pai querido e Pai amado" eu quero hoje me colocar diante de ti, ou melhor, estou cansado de estar diante de ti, eu quero te pedir um abraço, um abraço forte que me aperte, onde eu sinta teus braços fortes.

Um abraço que eu me sinta acolhido pelo teu amor. Eu quero esquecer do mundo, da vida, dos problemas, dos meus medos em teus braços. Quero te pedir que me abrace bem apertado de tal modo que eu só sinta o teu amor.

Eu não mereço Jesus, mas queria pedir pra tu me perdoar. Eu não sei me perdoar, então vem e me ensina a me perdoar, a perdoar por eu ter machucado as pessoas, perdoar as pessoas que me machucaram. Eu preciso perdoar, parece injusto, mas eu quero tentar.

Mas sozinho eu não consigo, é muito estranho. Me ensina a perdoar. Me perdoa. Já que tu és tão misericordioso eu vou continuar pedindo (risos). Eu queria aceitar o meu passado, queria me perdoar e enterrar meus erros do passado. Eu quero me aceitar. Eu quero ter paciência com meus limites.

Já que o Senhor diz que me ama, então coloca o teu amor no meu coração. Ele tá tão confuso. Ele precisa tanto desse amor, pode até não merecer, mas eu estou pedindo assim mesmo. Me ajuda a me amar, a cuidar do meu coração. Eu não quero mais fazer as coisas do meu jeito, eu quero que tu me ensines a fazer do teu jeito.

Quero que tu mude a minha forma de ver, de pensar, de agir. Quero mudar de vida, mudar de comportamento, criar novos hábitos. Eiiiiiii, não me solte não, continue me abraçando. Estou adorando sentir as batidas do teu coração. Um coração tão puro como o teu que acho que nem vou mais querer largar desse abraço.

Tá tão bom aqui... já to rindo a toa. E o mundo tá tão complicado, que estou até com medo de voltar pra ele. Mas eu vou fazer diferente, já vou dar um passo certeiro após esse abraço e esse teu amor.

Eu vou deixar você me soltar, mas se fizermos um acordo. Quero que você segure na minha mão, que caminhe comigo em cada passo. Qual o problema? Eu sou grande, mas você quer que eu volte a ser criança, criança no pensar, no coração.

E não vejo problema nenhum em aproveitar todas essas graças que você tá me oferecendo. Aliás essa chance de curar meu passado, de construir uma nova vida, é uma oportunidade única e eu quero aproveitar ela... Já fui muito anta, quero deixar de ser anta e quero ficar sendo só uma anta do Padre Léo, pois isso é um privilégio (risos).

Então Jesus eu vou parando por aqui... sabendo que estarás comigo em cada passo. Nem sei como te agradecer, mas vou ser simples: muito obrigado Jesus!

Com carinho, de teu irmão...

Fonte: Blog Padre Léo Eterno