segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Paróquia SCJ: Igreja ganha exposição de Presépios neste Natal

Quem passa pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, acompanha de perto a Exposição de Presépios que está sendo realizada pela primeira vez em Forquilhinha.

Ao todo são 15 obras que enchem nossos olhos e nosso coração de paz e alegria.

A iniciativa da exposição partiu da coordenadora paroquial dos Ministros da Eucaristia, Rosemeri de Lucca Minatto, que propôs aos artesãos e professores da cidade confeccionarem suas obras com materiais alternativos, de forma diferente e sem gastar muito dinheiro. E o resultado foi surpreendente!

As 15 obras confeccionadas especialmente para a exposição estão disponíveis para visitação diariamente na paróquia de Forquilhinha. A ação, para o pároco Frei Jacir Zolet, chama a atenção para a alegria do momento retratado. “Cada presépio vem carregado de realidade e significados. Um momento tão feliz como o nascimento, junto com a simplicidade demonstrada. Todo esse contexto ajuda nessa preparação para o tempo de advento, momento de se preparar para o Natal’, declara o Frei.

Os trabalhos ficarão expostos diariamente das 7h às 21h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus até o dia 6 de janeiro de 2015.
Fotos: Jônatas Gonçalves

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Leitura do dia: "Vinde a mim todos vós que estais cansados" (Mateus 11, 28-30)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Palavra da Salvação.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Oração da manhã: Que só de bênçãos se encha o meu espírito

Senhor, no início deste dia, 
venho pedir-Te saúde, 
força, paz e sabedoria.

Quero olhar hoje o mundo 
com olhos cheios de amor, 
ser paciente, compreensivo, 
manso e prudente; 
ver, além das aparências, 
teus filhos como Tu mesmo os vês, 
e assim não ver senão o bem em cada um.

Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia. 
Guarda a minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha o meu espírito.

Que eu seja tão bondoso e alegre, 
que todos quantos se aproximarem de mim, 
sintam a tua presença.

Senhor, reveste-me da tua beleza, 
e que, no decurso deste dia, 
eu Te revele a todos.
Amém!

Leitura do dia: "Faça-se conforme a vossa fé" (Mateus 9, 27-31)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus.
Naquele tempo:
Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: 'Tem piedade de nós, filho de Davi!'
Quando Jesus entrou em casa,os cegos se aproximaram dele.
Então Jesus perguntou-lhes: 'Vós acreditais que eu posso fazer isso?'
Eles responderam: 'Sim, Senhor.'
Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: 'Faça-se conforme a vossa fé.'
E os olhos deles se abriram.
Jesus os advertiu severamente: 'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.'
Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
Palavra da Salvação.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Santa Bárbara: Padroeira dos mineiros e protetora contra raios e trovões

Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, onde hoje se localiza a cidade de Izmit, na Turquia, às margens do Mar de Mármara. Bárbara viveu no final do Século III. Foi uma bela jovem, filha única de Dióscoro, um rico e nobre morador de Nicomédia.

Dióscoro não queria deixar sua filha única viver no meio da sociedade corrupta daquele tempo. Por isso, decidiu fechá-la numa torre. Lá, ela era ensinada por tutores da confiança de seu pai. Porém, aquilo que parecia um castigo, começou a abrir a mente de Bárbara. Do alto da torre ela contemplou a natureza: as estações do ano, a chuva, o sol, a neve, o frio, o calor, as aves, os animais, etc. Tudo isso fez Bárbara questionar se aquilo era realmente criação dos “deuses”, como seus tutores e seu povo creditavam, ou se havia “alguém” muito mais inteligente e poderoso por trás da criação.

A beleza divina


Quando atingiu a idade para o casamento, por volta de 17 anos, seu pai a trouxe para casa e permitia que ela recebesse a visita de pretendentes, mas não permitia que ela visitasse a cidade. Bárbara era uma jovem muito bela e de família rica. Por isso, muitos eram os pretendentes que queriam se casar com ela. Mas Bárbara não aceitava nenhum, enxergando neles a superficialidade e o interesse, e nenhum toque de amor verdadeiro.

Para seu pai, isso era um problema sério, pois, segundo os costumes, ele tinha obrigação de casar sua filha. Dióscoro pensava que as “desfeitas” da filha diante dos pretendentes se davam por causa do tempo que ela passou na torre. Então, ele decidiu permitir que Bárbara conhecesse a cidade.

O contato com os cristãos


Santa Bárbara, então, começou a frequentar a cidade. Nessas visitas, acabou conhecendo os cristãos de Nicomédia. Estes passaram para Bárbara a mensagem de Jesus Cristo. Falaram-lhe também sobre o mistério da Santíssima Trindade. A novidade cristã tocou profundamente o coração de Bárbara. Com os cristãos ela encontrou a resposta para seus questionamentos: o Criador de tudo era o Deus Único e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo e não os deuses que seu povo cultuava.

Bárbara se converteu ao cristianismo de todo o coração. Logo, um padre vindo de Alexandria ministrou a ela o batismo. E Bárbara passou a ser uma jovem fervorosa e cheia de virtudes cristãs. Em Jesus Cristo ela encontrou o sentido mais profundo de sua vida.

Santa Bárbara e as perseguições


Dióscoro, pai de Santa Bárbara, decidiu construir para ela uma casa de banho na torre, onde ele planejou instalar duas belas janelas. Quando a obra começou, Dióscoro teve que fazer uma longa viagem. Durante a viagem do pai, Santa Bárbara ordenou que construíssem uma terceira janela na obra. Sua intenção era que a torre tivesse três janelas em homenagem à Santíssima Trindade. Além disso, Santa Bárbara esculpiu uma cruz na torre.

Quando Dióscoro voltou, reparou logo nas mudanças feitas na construção e foi perguntar à filha o por que daquilo. Santa Bárbara explicou que as mudanças eram símbolos de sua nova fé: três janelas em homenagem ao Deus Uno e Trino, Criador de todas as coisas. E a Cruz lembrava o sacrifício do Filho de Deus para salvar a humanidade. Dióscoro ficou furioso.

A sentença de morte de Santa Bárbara


Ao perceber que a filha estava irredutível em sua fé cristã, Dióscoro, num impulso de ira, denunciou a filha ao prefeito da cidade. Este ordenou que Bárbara fosse torturada em praça pública, para tentar fazer com que a jovem renegasse a fé cristã. Porém, para surpresa de todos, Santa Bárbara não renegou sua fé, mesmo diante dos mais atrozes sofrimentos.

Durante a tortura, uma jovem cristã chamada Juliana denunciou os nomes dos carrascos, coisa que era expressamente proibida na época. Por isso, Juliana foi presa e condena à morte por decapitação juntamente com Santa Bárbara.

As duas jovens cristãs foram levadas amarradas pelas ruas de Nicomédia, sob os gritos furiosos de muita gente. Santa Bárbara teve os seios cortados. Depois, foi conduzida para fora da cidade. Lá, seu próprio pai a degolou.

Bárbara e os raios


Quando Dióscoro degolou a filha e a cabeça de Santa Bárbara rolou pelo chão, um raio riscou o céu e um enorme trovão foi ouvido pelo povo. E, para o assombro de todos, o corpo de Dióscoro caiu no chão sem vida, atingido pelo raio. Parece que a natureza se revoltou contra a atitude desse pai infanticida.

Depois deste fato, Santa Bárbara ganhou o status de "protetora contra relâmpagos e tempestades", além de ser nomeada Padroeira dos artilheiros, dos mineradores e das pessoas que trabalham com fogo.

Devoção à Santa Bárbara


A festa de Santa Bárbara é celebrada na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa. A festa é celebrada no dia 4 de Dezembro de cada ano.

Mas a grande mensagem de Santa Bárbara destina-se a todos aqueles que buscam a verdade, principalmente os jovens. Ela nos ensina a buscar a verdade com coração sincero e aberto. Ensina também que o casamento não deve acontecer por mero interesse, mas sim por amor. Por fim, Santa Bárbara nos dá uma mensagem de coragem e fé. A palavra mártir quer dizer testemunha e se aplica aos cristãos que preferiram morrer a negar sua fé e pecar. Este é o grande testemunho de Santa Bárbara.

Oração de Santa Bárbara


“Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Leitura do dia: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" (Mateus 12, 46-50)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus.
Naquele tempo:
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora,
procurando falar com ele.
Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.'
Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos.  Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'
Palavra da Salvação.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio recebe a visita do técnico Felipão

O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza (SC), recebeu uma visita inusitada na manhã do último dia 15. A presença do técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, o “Felipão”, por volta de 08h30min, chamou a atenção de quem estava por perto.

“Ele chegou, se ajoelhou na frente da imagem de Nossa Senhora e rezou bastante. Muito emocionado, soluçava de chorar”, relata a catequista Albertina Spillere, cujos catequizandos tiraram fotos e pediram autógrafos do ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol.

Conforme o Reitor do Santuário, Padre Valdemar Carminati, que abençoou uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio adquirida pelo técnico, Felipão já visitou o templo em outras ocasiões, quando esteve em Criciúma. Segundo o padre, ele chegou acompanhado pelo proprietário do Hotel Bormon, onde a delegação estava hospedada para a partida contra o Criciúma, no sábado, no Estádio Heriberto Hülse.

Foto: Albertina Spillere

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Leitura do dia: "Hoje a salvação entrou nesta casa" (Lucas 19, 1-10)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo:
Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade.
Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo.
Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.
Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.'
Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: 'Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!'
Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: 'Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.'
Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.
Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.'
Palavra da Salvação.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Lição de vida: Não julgue a vida por apenas uma fase, persevere!

Um homem morava no deserto e tinha quatro filhos.

Querendo que seus filhos aprendessem a valiosa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra um onde tinha muitas árvores. Mas ele os enviou em diferentes épocas do ano.

O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono.
Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto.

O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atrativo.

O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verdes e cheias de brotinhos, parecendo ter um bom futuro.

O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa!

Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvores estavam tão cheias de frutos que até se curvava com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.
Aquele pai então explicou aos seus filhos adolescentes que todos eles estavam certos. Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes estações daquele mesmo ano.

Ele disse que não se pode julgar uma árvore ou pessoas por apenas uma estação ou uma fase de sua vida. Ele explicou que a essência do que elas são, a alegria, o prazer, o amor, mas também as fases aparentemente ruins que vem daquela vida, só podem ser medidas no final da jornada quando todas as estações forem concluídas.

Se você desistir quando chegar o “inverno”, você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono.

Não permita que dor de apenas uma “estação” destrua a alegria de todas as outras.

Não julgue a vida por apenas uma fase. Persevere através dos caminhos dificultosos e épocas melhores virão com certeza!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Leitura do dia: "O Reino de Deus está entre vós" (Lucas 17, 20-25)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.
Naquele tempo: Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus.
Jesus respondeu: 'O Reino de Deus não vem ostensivamente.
Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós.'
E Jesus disse aos discípulos: 'Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 
As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'.
Não deveis ir, nem correr atrás.
Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia.
Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.
Palavra da Salvação.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Leitura do dia: "Senhor, aumenta a nossa fé!" (Lucas 17, 1-6)

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.
Naquele tempo:
Jesus disse a seus discípulos: 'É inevitável que aconteçam escândalos.
Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o.
Se ele se converter, perdoa-lhe.
Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo.'
Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!'
O Senhor respondeu: 'Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria.
Palavra da Salvação.

domingo, 9 de novembro de 2014

Fé: Comunidade de Santa Isabel celebra com festa o dia da padroeira

Hoje o dia foi de muita festa para a comunidade de Santa Isabel, na cidade de Forquilhinha. Comemoramos o dia de Santa Isabel da Hungria, padroeira de nossa comunidade.
Os preparativos para a grandiosa festa já começaram no início da semana. Mesas arrumadas, cadeiras espalhadas, comidas providenciadas... tudo preparado com muito carinho e amor pelo CAEP de Santa Isabel.
E neste domingo, 09/11, iniciamos com a Santa Missa festiva, presidida pelo Frei Benjamim.
No início da celebração, Santa Isabel foi representada por uma jovem, Laís, que se caracterizou conforme a padroeira, carregando flores na procissão de entrada.
Foi uma linda celebração, animada pelo grupo de músicos da comunidade: Valdelar, Elaine, João e Mari.
Ao final, as crianças e jovens puderam ser consagrados à Nossa Senhora. Um lindo momento de fé!
Após a Santa Missa, todos os fiéis foram convidados à participar da festa, que aconteceu no Centro de Múltiplo Uso.
Um delicioso almoço foi servido: Churrasco, maionese, aipim, saladas diversas...
E após o almoço, docinhos e sorvete fizeram a alegria de todos!
As crianças também puderam se divertir com as recreações montadas especialmente pra elas. Piscina de bolinhas, cama elástica e outros brinquedos arrancaram sorrisos da garotada.

Conheça um pouco da história de Santa Isabel da Hungria:


Isabel era filha de André, rei da Hungria, e nasceu num tempo em que os acordos das nações eram selados com o casamento. No caso de Isabel, ela fora prometida a Luís IV (duque hereditário da Turíngia) em matrimônio, um pouco depois de seu nascimento em 1207.

Santa Isabel foi morar na corte do futuro esposo e lá começou a sofrer veladas perseguições por parte da sogra que, invejando o amor do filho para com a santa, passou a caluniá-la como esbanjadora, já que tinha grande caridade para com os pobres. Mulher de oração e generosa em meio aos sofrimentos, Isabel sempre era em tudo socorrida por Deus. Quando já casada e com três filhos, perdeu o marido numa guerra e foi expulsa da corte pelo tio de seu falecido esposo, agora encarregado da regência.

Aconteceu que Isabel teve que se abrigar num curral de porcos com os filhos, até ser socorrida como pobre pelos franciscanos de Eisenach, uma vez que até mesmo os mendigos e enfermos ajudados por ela insultavam-na, por temerem desagradar o regente. Ajudada por um tio que era Bispo de Bamberga, Isabel logo foi chamada para voltar à corte, e seus direitos, como os de seus filhos, foram reconhecidos, isto porque os companheiros de cruzada do falecido rei tinham voltado com a missão de dar proteção à Isabel, pois nisto consistiu o último pedido de Luís IV.

Santa Isabel não quis retornar para Hungria; renunciou aos títulos, além de entrar na Ordem Terceira de São Francisco. Fundou um convento de franciscanas em 1229 e pôs-se a servir os doentes e enfermos até morrer, em 1231, com apenas 24 anos num hospital construído com seus bens.

Santa Isabel da Hungria, rogai por nós!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Harmonia: Catequese Santa Isabel recebe novas cortinas em tecido colorido

Cores fortes, vibrantes, cores alegres enchem os olhos de quem passa pelas salas de catequese de Santa Isabel. As novas cortinas confeccionadas em tecido colorido foram doadas pelo CAEP da comunidade, e já estão colocadas em todas as salas. É lindo de se ver!

Além das salas de catequese, a sala de vídeo também recebeu uma decoração que merece destaque: armários novos, almofadas, flores e imagens. Tudo maravilhoso!

Fica aqui nosso agradecimento especial à CAEP pela colaboração e por estar sempre trabalhando em conjunto com a catequese e os demais movimentos da igreja.

Agradecemos também à nossa coordenadora Marlene Minatto, que expôs sua criatividade em toda a decoração.

Deus nos abençoe!