No Estado de Santa Catarina, elas ficam entre a cidade de Criciúma, Forquilhinha e Santo Amaro da Imperatriz. As religiosas que fazem parte da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) completaram neste dia 24 de outubro, 180 anos de fundação e dedicação à vida religiosa e ao próximo.
Fundada pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1833, a congregação já ganha espaço em 36 países do mundo. Nem mesmo com as dificuldades enfrentadas no início dos trabalhos, as religiosas se deixaram intimidar e decidiram que desde essa data iriam ajudar o próximo, por meio da educação. A obra cresceu e aos poucos as IENS, foram expandindo o seu trabalho de educadoras. Hoje, já atuam em sete estados do Brasil e em Roma. Ao todo, são 12 dioceses com um total de 153 irmãs que se dedicam à educação, saúde e pastoral.
Mas a vontade de ajudar ao próximo se estende para o resto do mundo. No campo da educação e na propagação da boa nova do evangelho, as IENS estão presentes e atuantes em 16 províncias, duas regiões e dois distritos. Com um governo central em Roma, fazem parte de 36 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e na África. Atualmente, aproximadamente 3,5 mil irmãs fazem parte da Congregação no mundo.
A educação sempre foi o principal foco e o ponto mais forte de atuação das Irmãs Escolares. Mas em Criciúma a história foi diferente: há 77 anos, o Hospital São José surgiu para mudar e contribuir com a saúde da população. Única instituição de saúde a fazer parte da Congregação, o HSJosé é um dos trabalhos entre todos os que fazem parte da congregação que mais necessita de atenção.
Com mais de 1,2 mil funcionários, o HSJosé, tem a missão de “prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino pesquisa de forma integrada com a comunidade”.
“O hospital São José é fruto e obra de muitas irmãs que por aqui passaram e deram o melhor de sua vida gratuitamente, cuidando, consolando e trabalhando nesta obra, cujo fim primeiro é servir e ser sinal da misericórdia de Deus. Somos gratas a Deus por esta obra que Ele conduziu, por todos estes anos. Que o Senhor seja sempre louvado e engrandecido pela vida e missão de cada Irmã Escolar de Nossa Senhora, no mundo inteiro”, declara Irmã Líbera Mezzari, Diretora Geral do HSJosé.
Atualmente o conselho Provincial para América Latina e Caribe conta com sete religiosas:
Provincial: Ir. Cecilia Martinello
Vice-Provincial: Ir. Bernardine
Conselheiras: Ir. Ana Maria Elena Rivas, Ir. Beatriz Hobold, Ir. Bernardine Fontánez, Ir. Lili Dávila, Ir. Reyna del Carmen e Ir. Teresinha Dorigon Vieira.
No próximo sábado, 27 de outubro, o Conselho Provincial tem um encontro em Porto Rico para comemorar a data de fundação da Congregação e traçar novos objetivos para as diversas atividades e obras idealizadas no país e em toda América Latina.
Colaboração: Katia Farias - Assessora de Comunicação do Hospital São José
Fonte: Diocese de Criciúma
Fonte: Diocese de Criciúma
0 comentários:
Postar um comentário