Fé: Romeiros manifestam confiança na intercessão de Maria e lotam Santuário

segunda-feira, 26 de maio de 2014 0 comentários
Aos pés de Nossa Senhora de Caravaggio, em seu Santuário Diocesano, em Nova Veneza, mais de três mil fiéis se colocaram na manhã deste domingo, 25, véspera do dia da padroeira. Seja para pedir ou agradecer por motivos de saúde, conjugais, familiares, entre tantas outras situações difíceis enfrentadas pelas pessoas, os milhares de devotos que participaram da tradicional transladação, que neste ano saiu da igreja do bairro Pinheirinho, compareceram à santa missa, que teve início às 10 horas.

A celebração, concelebrada pelos padres Valdemar Carminati, Samiro Meurer, Antonio Júnior, Aguinaldo Zucchinali e Frei Rinaldo Stecanella, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. Dentro do Santuário, os romeiros encontravam assistência espiritual por meios da bênção e do sacramento da confissão, com auxílio dos padres Ângelo Galato, Silvestre Koepp, José Aires Pereira e demais padres.

No início de sua homilia, o Bispo enfatizou a romaria como a maior festa da Diocese, e logo se referiu ao exemplo de Maria, Mãe de Deus, que correu apressadamente para as montanhas, para ajudar sua prima Isabel. “Quando me dirigia para o Santuário, vi tanta gente vindo para cá, caminhando com sua história, seus sofrimentos, tristezas, mas certamente, com confiança. Ninguém fica esquecido na casa da Mãe, que acolhe a todos os seus filhos e filhas, pecadores e pecadoras, com amor de mãe”, afirmou Dom Jacinto.

“Quando ela chega e sobe as escadarias do Santuário, me faz lembrar algo celestial, divino com as escadas cheias de crianças vestidas de anjinho e todo o povo: certamente, no céu também é assim, só que mais bonito. Se fazemos tão bonito aqui na terra, o que ela não fará por nós na porta da eternidade, no céu?”, pontuou o epíscopo.

Segundo Dom Jacinto, Nossa Senhora leva todos a Jesus. “Nós veneramos e não adoramos, como aquela que conduz todos ao Filho de Deus. Ela e seu Filho sentiram na carne o que é passar pela terra e confiaram na misericórdia de Deus, sem desanimar, por isso nós também não devemos nos desanimar”, disse o bispo.

Em sua reflexão, Dom Jacinto falou da importância da fé, com a qual se pode enfrentar tudo. “No meio desses corações e de todo o povo, está Deus. A fé é a maior riqueza que se pode cultivar sempre. Mesmo na cruz e no sofrimento, nada irá nos desanimar, porque ‘eles’ estão conosco”.

O bispo pediu a bênção sobre todos, de maneira especial pelos voluntários que trabalham na festa e pelos idosos e doentes, e ressaltou o papel de Nossa Senhora: “O pedido de uma pessoa de fé, nunca fica despercebido diante da Mãe”.

Ao final da missa, Frei Rinaldo Stecanella conduziu um momento de muita emoção sobre o povo, convidando as famílias a se abraçarem e cantarem com o Grupo Mensageiros de Cristo a canção Utopia, de Padre Zezinho.

Antes da bênção, o reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, agradeceu a todos pela participação na Romaria e renovou o convite para as celebrações seguintes, que perduram até esta segunda-feira, 26.

Pedidos especiais à Nossa Senhora


A criciumense Janaína Pignatel, pelo segundo ano saiu a pé, com a família, de Vila Macarini até Caravaggio. “Vim pedir pela saúde do meu irmão, que está com câncer. Enquanto ele viver, todos os anos vou trazer um buquê com a quantidade de rosas da idade dele. Este ano são 35”.

Já Valdete Demétrio, saiu da Praia do Camacho, de Jaguaruna, território da Diocese de Tubarão, para agradecer uma graça alcançada. “O que eu mais queria aconteceu. Meu filho que está separado venceu a depressão. Graças a Deus hoje ele está bem. Também conseguimos superar uma dívida e compramos nossa casa”, relata a senhora, que pela terceira vez visita o Santuário, desta vez acompanha pelo neto.

Confira a programação para esta segunda-feira, 26 de maio:


09h: Santa Missa presidida pelo Padre Lucas Fernandes Bombazar.
15h: Santa Missa presidida pelo Padre Carlos Wecki.
17h: Oração do Terço a cargo do Apostolado da Mãe Peregrina.
18h: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Caravaggio.
19h: Santa Missa presidida pelo Padre Sidnei Vitali.
Haverá serviço de café e lanche durante todo o dia.
Fonte: Diocese de Criciúma

0 comentários:

Postar um comentário