Geral: Cáritas Diocesana de Criciúma promove 5ª Semana da Solidariedade

segunda-feira, 11 de novembro de 2013 0 comentários
Deste domingo até quinta-feira, a Cáritas Diocesana de Criciúma promove sua 5ª Semana da Solidariedade. Com o tema Solidariedade e Justiça Social, as atividades serão abertas durante celebrações em diversas comunidades e paróquias da Diocese, e serão encerradas com a Feira de Economia Solidária, na praça Nereu Ramos, em Criciúma.

Trazendo como lema a profecia de Dom Hélder Câmara, de que “o verdadeiro cristianismo rejeita a ideia de que uns nascem pobres e outros ricos”, a Cáritas entra em sintonia com a Campanha Internacional de Combate à Fome e à Pobreza no Mundo, que será lançada oficialmente no dia 10 de dezembro pelo Papa Francisco, no Dia dos Direitos Humanos.

Na terça-feira, a Cáritas Diocesana fará um pré-lançamento da Campanha Internacional, aprofundando o tema Fome e Pobreza no Brasil e Mundo através da palestra com Irmão Irio Conti, no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, a partir das 19h30min.

PROGRAMAÇÃO

10/11: Abertura da Semana da Solidariedade nas comunidades e paróquias (nas celebrações em comunidades paroquiais, apresentar a Semana da Solidariedade e sua programação, convidar as comunidades a participarem; apresentar intenções ou preces pela semana).

11 e 13/11: Atividades nas Entidades Membro com o tema “Solidariedade e Justiça Social”.
Atividades sugeridas pela Cáritas Diocesana às Entidades Membro, comunidades, paróquias, escolas, etc:
CPPs, CPCs, associações de bairro/moradores, CRAS: levantamento e debate sobre realidade local, famílias em situação de risco; que inclua falta de alimentação, extrema pobreza.
Escolas: elaboração de redações em que os alunos expressem sua compreensão sobre pobreza, miséria, desigualdade social.
Grupos, escolas, universidades e igrejas: atividades para refletir sobre a fome e a pobreza no Brasil e o que provoca essa situação.
Municípios: mobilizar-se com o poder local ou Consea audiências públicas, seminários para debater a temática.

12/11 – 19h30min: Pré-Lançamento da Campanha Mundial da Cáritas com a palestra “Fome e Pobreza no Brasil e no Mundo”, no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Salete (Próspera, Criciúma). Palestrante: Ir. Irio Conti.

14/11 – 09h às 18h: Feira de Economia Popular Solidária na Praça Nereu Ramos (Centro, Criciúma)
10 horas: Oficina de Bioconstrução (Epagri)
12 horas: Apresentações culturais
13h30min: Chá com Prosa – Pastoral da Saúde
16 horas: Oficinas sobre Alimentação Alternativa e Papel Reciclado
17h30min: Apresentações culturais
18 horas: Encerramento da comercialização
Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso e Rodrigo Szymanski/ Comunicação Diocese de Criciúma

0 comentários:

Postar um comentário