Criação e posse: Paróquia São João Paulo II é criada em Sombrio

quinta-feira, 22 de maio de 2014 0 comentários
Na tarde de domingo, 18 de maio, centenas de pessoas participaram da missa de criação da Paróquia São João Paulo II, celebrada no ginásio de esportes do bairro Januária, em Sombrio. Após a leitura do decreto de criação e de posse do primeiro pároco, padre Antoninho Rossi, o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, falou da alegria de criar mais uma paróquia a fim de “atender mais e melhor o povo de Deus” naquela região.

No início de sua homilia, Dom Jacinto referiu-se de maneira especial ao santo padroeiro. “Várias vezes me encontrei com ele e vi sempre nele uma pessoa iluminada, pela sua missão e pelo seu testemunho”.

Por coincidência, a data escolhida para a criação da 31ª paróquia da Diocese é a mesma do aniversário de nascimento do padroeiro, que completaria 94 anos se estivesse vivo, fato considerado “providencial” pelo bispo diocesano. “Esta paróquia já nasce grande e bonita, com muitas comunidades. Tendo São João Paulo II como padroeiro e protetor, com certeza lhe trará muitas bênçãos”, afirmou Dom Jacinto, que também recordou sua participação, no dia 27 de abril, na missa de canonização celebrada em Roma, onde afirmou ter rezado pela Diocese de Criciúma e, em especial, pela paróquia que seria erigida.

Em sua reflexão, o bispo enfatizou ao povo e aos padres a necessidade de irem ao encontro dos necessitados, de assumirem com convicção seu Batismo e de serem verdadeiros missionários. Dom Jacinto pediu a intercessão de São João Paulo II sobre todas as boas obras da nova paróquia, para que cresçam, floresçam e frutifiquem.

Ao final da missa, o pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, padre Daniel Pagani, agradeceu ao povo a acolhida ao projeto de criar a nova paróquia, que desmembrou 15 das 34 comunidades, e manifestou seu apoio em nome da paróquia Santo Antônio no que for necessário à nova paróquia. Padre Daniel agradeceu ao padre Antoninho Rossi, pelo tempo em que colaborou enquanto vigário e desejou-lhe uma feliz missão.

Antes do término da celebração, padre Antoninho também proferiu algumas palavras. “Quero, com alegria, entregar-me com disponibilidade ao serviço da Igreja. Ser pároco requer comprometimento com a comunidade a serviço de Deus. Este povo é um povo da acolhida, muito generoso, e que luta pela causa da Igreja!”, pontuou o pároco, que agradeceu também ao bispo por confiar-lhe tamanha missão. Padre Antoninho manifestou gratidão a padre Daniel pelo que fez por ele e pelo povo e lembrou que o projeto de criação de uma nova paróquia já era almejado há muitos anos por outros párocos que por ali passaram.

De acordo com padre Antoninho, a construção da Secretaria Paroquial terá início nesta semana e, a partir do dia 1º de junho, a comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Januária, sediará de forma provisória a Secretaria, até que seja concluída a obra. O pároco também passará a residir na casa adquirida no bairro Nova Brasília.

A missa foi encerrada com a leitura da ata da criação e posse, seguida pela bênção sobre a imagem de São João Paulo II e sobre o povo, conduzida pelo bispo diocesano. Antes disso, o pároco, padre Antoninho, recordou a frase dita pelo padroeiro que reflete o início da caminhada da nova paróquia: “Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e projetar o futuro com esperança”.
Fonte: Diocese de Criciúma (site)

0 comentários:

Postar um comentário