Tempo Quaresmal: Qual o significado da Quarta-feira de Cinzas?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015 0 comentários
Já estamos nos aproximando da quaresma, tempo de reflexão, de profunda oração, tempo de penitência. A próxima quarta-feira é marcada pelo início do tempo quaresmal, que antecede a páscoa de Cristo: A Quarta-feira de Cinzas.

A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.

Uma das frases – no momento da imposição das cinzas serve de lembrete para nós: ‘Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.’ A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.

A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).

A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.

O Tempo da Quaresma vai da 4ª Feira de Cinzas até a Missa da ceia do Senhor. É o Tempo para preparar a celebração da Páscoa do Senhor. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do Tempo Quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC, n. 109).

0 comentários:

Postar um comentário