Diocese de Criciúma: Novo roteiro catequético é apresentado aos catequistas

quarta-feira, 1 de julho de 2015 0 comentários
Coordenadores e coordenadoras paroquiais de catequese estiveram reunidos em reunião extraordinária para conhecerem o novo roteiro catequético que está sendo preparado pela Coordenação Diocesana de Catequese. O bom número de participantes nesta primeira etapa de apresentação expressou o desejo de conhecer e apreciar o trabalho feito pela equipe de redação. Além de coordenadores e coordenadoras paroquias, muitas religiosas e também padres estiveram presentes e acompanharam a apresentação.

Seguindo a proposta da Itinerário Catequético da CNBB, os novos roteiros adotarão a dinâmica da Iniciação à Vida Cristã, envolvendo os catequizandos, seus pais e a comunidade eclesial. Os encontros utilizarão a metodologia da Leitura Orante da Bíblia e trarão a possibilidade de maior interação entre o catequista, os catequizandos e os demais interlocutores. 

Entre as principais mudanças estão a unificação do processo catequético num único manual, a dinâmica da Leitura Orante, o método participativo e os momentos celebrativos, realizados durante os encontros de formação ou em ambiente celebrativo, junto com os pais e a comunidade eclesial. O itinerário será dividido em tempos, fases e celebrações. Serão três tempos fortes: Preparação (com os pais), Querigmático e Sacramental. Dentro de cada tempo, as fases apontarão os eixos temáticos. A cada fase concluída, celebra-se e realizam-se entregas simbólicas de símbolos da fé.

De acordo com a equipe de redação, os novos roteiros não terão nada de extraordinário. “Não se faz mágica na catequese” afirmou o padre Joel, Coordenador Diocesano de Pastoral, responsável pela apresentação do roteiro. “A maior revolução está na forma de fazer catequese, não numa perspectiva meramente intelectual, mas num acento dinâmico e processual”, completou.

Na oportunidade, foi apresentado apenas um esboço de como ficarão os encontros temáticos. A redação da primeira parte do roteiro já está pronta, passando agora pela correção ortográfica, verificação pedagógica e teológica e diagramação. A expectativa é de que até a Assembleia Diocesana, em outubro, o roteiro já possa ser apresentado na íntegra, onde deverá ser apreciado e aprovado pelos participantes da Assembleia. Antes disso, um esboço será enviado para as paróquias e equipes de coordenação da catequese para ser estudado, onde poderão apontar propostas e correções.

Colaboração: Padre Joel Sávio

0 comentários:

Postar um comentário