Retiros de Carnaval: Jovens manifestam a alegria de se retirar com Deus

segunda-feira, 3 de março de 2014 0 comentários
Enquanto no país do Carnaval as festas já embalam multidões em clubes e ruas, no Sul do Estado quase dois mil jovens participam dos retiros organizados pela Renovação Carismática Católica (RCC), buscando um encontro pessoal com Jesus.

Muito entusiasmo e realização se evidenciam nesses jovens, que em sua maioria participam do retiro Vinde e Vede, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma. Ali, mais de 1 mil estão reunidos, frutos da vivência ou do convite feito pelos grupos de oração jovem presentes nas comunidades da Diocese de Criciúma. O retiro teve início às 17h de sábado, com a benção do bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e finda na terça-feira, 4, às 11h45min, com missa também presidida pelo epíscopo.

Além dos momentos de pregação, animação, oração, cantos, dança e adoração, os jovens são convidados a também se encontrar com o Senhor por meio da confissão. Conforme o assessor diocesano da RCC, padre Claudio Peters, a presença dos padres é constante e os jovens tem buscado o sacramento com intensidade. “O retiro está bem organizado, com uma boa turma, realmente cheia do Espírito Santo. Percebo jovens bem animados, amorosos e tranquilos. Em algumas edições, vi os jovens com mais problemas, precisando mais de ajuda. Nessa turma eles parecem mais sintonizados, atentos. Começamos muito bem”, afirma.

De acordo com o coordenador diocesano do Ministério Jovem da RCC, Douglas Pierre, a 18ª edição do Vinde e Vede tem sido maravilhosa. “A equipe de serviço está trabalhando bastante, com muito amor e nós vemos esse amor refletir nos jovens. Ontem foi um dia muito abençoado. Vimos pessoas sendo verdadeiramente curadas, com lágrimas nos olhos, demonstrando que estão sendo tocadas por Deus. Nossas orações, toda a nossa luta, as orientações que o padre Claudio nos dá estamos vendo aqui, na prática: esse mover de Deus em cada jovem”, ressalta Pierre.

Retiro de Criciúma é o maior do Estado, conforme coordenador estadual do MJ


O Coordenador Estadual do Ministério Jovem da RCC, André de Oliveira, da Arquidiocese de Florianópolis, veio especialmente a Criciúma para conhecer o retiro. “Ontem eu estava pregando no retiro de carnaval de Itajaí e hoje vim para Criciúma conhecer o encontro, que é muito bem falado no Estado de Santa Catarina”.

Segundo Oliveira, equipes do MJ estão visitando outros retiros pelo Estado e, segundo ele, o Vinde e Vede é o que congrega mais jovens, seguido pelo retiro da Diocese de Chapecó. “A gente sabe que o carnaval do mundo oferece muitas coisas que destroem a vida do jovem. E hoje temos aqui aproximadamente mil jovens que estão vivendo um carnaval para Cristo, inteiramente espiritual, voltado para construir sua juventude. Estão tendo a oportunidade de mudar a sua vida e de encontrar verdadeiramente a felicidade. Isso é manifestação poderosa do amor de Deus para conosco”, salienta.

Jovem que faz primeira experiência permanece fiel aos retiros


Centenas de jovens que participam do Vinde e Vede são veteranos. Conforme o Coordenador Estadual do MJ, o encontro com Cristo proporcionado dentro dos retiros espirituais faz com que a juventude se sinta atraída a cada edição. “Quando a gente se encontra com Jesus, a gente não consegue mais deixá-lo, porque a gente percebe que é bom demais estar com Deus. Ainda ontem, eu estava pregando e falava aos jovens da alegria que é ‘estar em Deus’. Às vezes, a gente olha para as festas do mundo e elas parecem tão alegres e divertidas, mas quando a gente se encontra com Deus, se aprende que a alegria está dentro do nosso coração e que não precisa ter nada fora. O nosso coração já se exalta de alegria por estar em Deus. O jovem que faz essa experiência, não deixa de voltar para Ele”, garante.

É o caso do jovem Lucas Carvalho, 23 anos, do grupo de oração jovem Seguidores de Cristo, do bairro Vila Zuleima, que participa há sete anos do Vinde e Vede. “Está muito bom, estou me surpreendendo, melhor que no ano passado. As irmãs estão animando bastante, o pessoal está dançando e participando, mesmo. É uma experiência muito boa, a gente sempre aprende coisas novas. Com certeza, estar aqui é melhor do que estar em qualquer outro lugar. Saímos revigorados e alegres, com vontade de ir mais à missa, de participar das atividades da Igreja. O Vinde e Vede é combustível para o ano todo”, declara.

Assim também é com Carolina Frigo, 17 anos, de Nova Veneza, membro do grupo Servos de Deus. “Esse é o meu terceiro Vinde e Vede. Eu nunca gostei de carnaval, na verdade, e quando descobri o retiro foi uma coisa muito boa. O retiro é muito especial, você sai uma outra pessoa, com uma outra história, querendo buscar mais Jesus Cristo e participar da Igreja”.

Quem participa pela primeira vez aprova, como no caso da jovem Gabriela Boarolli, 15 anos, do grupo de oração jovem Mensageiros de Salete, do bairro Próspera. “É muito emocionante! Eu nunca tinha ido a nenhum retiro, nem de formação, e está sendo uma experiência nova, que mexe mesmo com a gente, com os nossos pensamentos. A gente muda totalmente, pára pra pensar”, relata Gabriel, a que garante que este será o primeiro de muitos retiros.

Da mesma forma acontece com o jovem Vagner Fontana Barbosa, 17 anos, que participa do mesmo grupo de oração de Gabriela. “O retiro é muito melhor do que se ouve lá fora. A gente escuta: ‘Ah, é muito bom!’, mas quando a gente chega aqui, a gente sente que é algo muito melhor”, pontua.

O seminarista de Filosofia da Arquidiocese de Florianópolis, José Vitor Fernandes Azevedo, 17 anos, veio conhecer o retiro junto a coordenação estadual do MJ. “Para mim, como ativo no Ministério para Seminaristas (Renasem), é uma graça muito grande ver todos esses jovens aqui nesse encontro que deixaram as coisas do mundo, o carnaval, renunciaram as festas todas para ter essa festa maior que é o encontro com Jesus Cristo. É gratificante, é frutuoso”, destaca.
Mais fotos e informações no site: http://rcccriciuma.org.br/site/
Ministério de Comunicação Social RCC / Bibiana Pignatel

0 comentários:

Postar um comentário