Papa João Paulo II será padroeiro de nova paróquia da Diocese de Criciúma

sexta-feira, 25 de abril de 2014 0 comentários
Neste domingo, 27 de abril, através dos meios de comunicação social, fiéis do mundo inteiro voltam seus olhares e ouvidos para a Praça São Pedro, em Roma, onde às 10h (horário de Roma) será presidida pelo Papa Francisco a cerimônia de canonização dos beatos João XXIII e João Paulo II.

No Sul de Santa Catarina, 15 das 34 comunidades da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, verão se tornar santo aquele que foi escolhido para ser padroeiro de sua nova paróquia, que será criada e instalada no próximo dia 18 de maio, às 16h, na missa que será celebrada no Ginásio de Esportes do bairro Januária. A celebração também marcará o início da missão do primeiro pároco, padre Antoninho Rossi.

“João Paulo II sempre foi um grande inspirador para todos nós. Em suas palavras encontramos muita força. Ele nos faz pensar em uma Igreja mais peregrina, uma Igreja que vai em busca da evolução do Reino de Deus. O bispo Dom Jacinto nos colocou dois nomes para padroeiro de nossa Paróquia, João XXIII ou João Paulo II, tendo em vista que os dois seriam canonizados este ano. Os nomes foram levados à assembleia para votação e foi decidido no final de 2013 que João Paulo II seria o nosso padroeiro, com unanimidade”, relata padre Antoninho Rossi.

Conforme padre Antoninho, o processo para criação da nova paróquia teve início em 2011, liderado pelos padres Antonio Vander e Daniel Pagani. “A Paróquia Santo Antônio de Pádua estava atendendo 34 comunidades entre as cidades de Sombrio, Balneário Gaivota e Ermo. Além de ser um número grande de comunidades, a extensão territorial era enorme, o que gerava um grande desafio aos padres que aqui trabalhassem. Sem contar que era difícil acompanhar de perto os trabalhos das lideranças e manter um contato mais direto com os fiéis”, explica o futuro pároco.

Segundo padre Antoninho, as comunidades estão entusiasmadas com a criação da nova paróquia. A imagem do padroeiro, João Paulo II, visitará todas as comunidades, abençoando e conclamando os paroquianos a participarem do grande momento.

Ainda caracterizada como Área Pastoral, as comunidades da futura paróquia participam neste domingo do início das Missões Redentoristas, acolhendo cerca de dez padres que vem do Rio Grande do Sul para um trabalho de visitação e evangelização que durará dois meses em todas as comunidades da Paróquia Santo Antônio de Pádua, da qual serão desanexadas no dia 18.

Comunidades que pertencerão à Paróquia São João Paulo II:


Imaculada Conceição - Garuva Nova
Nossa Senhora Aparecida - Boa Esperança
Nossa Senhora de Fátima - Morretinho
Nossa Senhora de Lourdes - Garuva
Nossa Senhora Mãe dos Homens - Morro do Cipó
Sagrado Coração de Jesus - Retiro da União
Santa Luzia - Sanga Negra
Santa Paulina - Nova Brasília
Santa Rita de Cássia - Januária
Santo Isidoro - Campo D’Água
São Camilo - São Camilo
São Cristóvão - Linha Floresta
São José - Maracanã
São José Operário - São José
São Liberal - Vista Alegre

Balneário Arroio do Silva também ganhará paróquia


No dia 29 de junho, a Diocese de Criciúma também criará a Paróquia São Pedro Apóstolo, que contará com 11 das 24 comunidades que hoje pertencem à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá. A missa com o rito de criação e instalação será celebrada às 10h30min, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Balneário Arroio do Silva, com a posse do primeiro pároco, padre Éder Carminatti.

0 comentários:

Postar um comentário