É a luz que o Espírito Santo nos dá para sabermos distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso. Aprimora, pois, nosso discernimento nas decisões relacionadas com a vida espiritual e religiosa, à santidade e à moral.
- Ajuda a nos tornar sábios diante da vida.
- Facilita discernir os melhores caminhos a percorrer. Identificamos a própria vocação e os meios concretos de realizá-la.
- Aguça o nosso DISCERNIMENTO. Com a sua ajuda percebemos - e escolhemos - a melhor decisão a ser tomada, aquela que será para a maior glória de Deus e nosso bem espiritual. Portanto, quem deve tomar uma decisão importante sobre a vocação a profissão ou os problemas familiares, será melhor que esteja em ESTADO DE GRAÇA por causa da presença do Espírito Santo.
Conselho permite à alma o reto discernimento e santas atitudes em determinadas circunstâncias.
Nos ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem. Hoje, mais do que nunca está em foco a educação da mocidade e todos reconhecem também a importância do ensino para a perfeita formação da criança.
As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos apercebermos. É uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade.
Para que possamos auxiliar o próximo com pureza e sinceridade de coração, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmão as lições temporais que levam ao caminho da salvação.
É sob a influência deste ideal que a mãe ensina o filhinho a rezar, a praticar os primeiros atos das virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da penitência, do amor ao próximo.
0 comentários:
Postar um comentário