Nesta segunda-feira, 11, às vésperas do Conclave, padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, fez o briefing com informações sobre a décima e última Congregação Geral dos Cardeais.
De acordo com Lombardi, hoje à tarde, às 17h30, nas Capela Paulina, as 90 pessoas que auxiliarão os cardeais durante os trabalhos do Conclave farão o juramento previsto no número 48 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, de João Paulo II. Caso alguma dessas pessoas vase alguma informação a respeito das votações, ela será penalizada com a excomunhão.
Entre aqueles que fazem o juramento estão os cerimoniários, auxiliares do cardeal que preside, religiosos responsáveis pela sacristia pontifícia, além de médicos, agentes de limpeza, membros da guarda suíça e outros que estejam envolvidos direta ou indiretamente na organização e manutenção do local.
Na manhã de hoje, durante as intervenções, o cardeal camerlengo, Tarcisio Bertone, explicou aos cardeais a estrutura organizativa da Santa Sé.
Início do Conclave
A Missa de abertura do Conclave, a chamada Pro Eligendo Pontifice, será celebrada, nesta terça, 12, às 10h, horário local, e será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.
Fonte: CN
0 comentários:
Postar um comentário