Parabéns Dom Jacinto!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 0 comentários
O bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, celebra mais um aniversário natalício nesta terça-feira, 26 de fevereiro. Além de completar 61 anos de idade, neste mês, o bispo também completou nove anos de episcopado e em maio deste ano irá celebrar seus 25 anos de sacerdócio.

“Uma história que começou, creio eu, desde o ventre de minha mãe. Pois desde criança, sempre tive a vontade de ser padre”, relata o bispo. Aos 23 anos de idade, Dom Jacinto ingressou no seminário em Viamão (RS) e após 13 anos de estudos, foi ordenado padre no dia 07 de maio de 1988.

Dom Jacinto afirma que se sente realizado com a missão, hoje na Diocese de Criciúma, que também celebrará 15 anos de caminhada em 2013. “Sou feliz, gosto de fazer o que faço, mas sei que somente consigo fazer tudo pela oração e pelo apoio das pessoas que rezam comigo, para poder fazer o que é da vontade de Deus e não a minha. Tento fazer o que vejo que é melhor para a Igreja e para o povo de Deus. Da minha vida, só tenho a agradecer, porque não foi fácil. Houve coisas muito desafiadoras, mas houve bênçãos muito maiores que os desafios”.

Os 25 anos de sacerdócio


Dom Jacinto já está com o coração preparado para o dia 07 de maio de 2013, quando celebrará, ao lado de familiares e amigos e do clero da Diocese de Criciúma, o jubileu de prata sacerdotal. A Missa em ação de graças será realizada em sua terra natal, na comunidade de Morro São Pedro, na Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Bom Princípio (RS). “Esta igreja foi construída por mim e por muitas outras pessoas, depois de me tornar bispo. Lá só havia centro comunitário, uma comunidade pequena, hoje com cerca de 100 famílias”.

Dom Jacinto afirma que mais uma Missa será marcada na Catedral São José, a fim de compartilhar e render graças também junto ao povo da Diocese de Criciúma.

O lema da ordenação episcopal


Com o lema episcopal “Anuncio-vos a misericórdia do Senhor”, Dom Jacinto garante que o centro de uma vida renovada, de transformação do ser humano e da sociedade está no amor misericordioso de Jesus. “Através dele, tanta alegria, tanta paz voltam, quando cremos que o coração de Jesus é, sobretudo, muito misericordioso. Ele não condena, não expulsa, não afasta, mas quer todos para Ele, e para isto, Ele veio: para ser a salvação, para que possamos descobrir e entrar neste mistério”.

Dom Jacinto ressalta que, em sua missão como padre e bispo, sempre prezou por atender as pessoas. “Sempre tive muito presente que, para ser padre, não se deve descuidar das pastorais, movimentos e grupos. É necessário e fundamental, no mundo de hoje, o atendimento às pessoas como indivíduos, com sua história e seu sofrimento, que precisam de acolhimento. Mesmo com todas as minhas funções, sempre procuro, alguns dias da semana, atender pessoas que precisam de ajuda. A gente pode fazer uma missa bonita, com muita gente, isto é algo maravilhoso. Mas outra coisa bonita é ajudar um ser humano que está em um mundo sofrido. Aquilo que Jesus fez: Ele ensinava a Boa Nova do Evangelho, mas se alguém tocava nele ou pedia-lhe algo, Ele nunca ia adiante, sempre atendia esta pessoa que estava ali, carente, sofrendo, precisando do amor Dele. Se um padre ou bispo não fizer isto em sua vida, nele faltará uma parte essencial, inclusive para a sua própria alegria também”, ressalta.

Durante toda esta semana, o bispo Dom Jacinto participa de uma reunião com os bispos e também o Conselho Regional de Pastoral da CNBB Regional Sul 4, que é realizado na Diocese de Rio do Sul até sexta-feira, 1º de março.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário