Quarta-feira de Cinzas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 0 comentários
O Dia das Cinzas é uma data essencialmente religiosa. Para os católicos marca o início do período litúrgico da Quaresma, um período dedicado à oração, ao jejum e à reflexão. É, também, uma época de preparação para a Páscoa, a principal festa da Igreja que comemora a ressurreição de Cristo.

No dia de hoje, durante o ritual da missa, os padres e ministros passam uma mistura de cinzas (dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior - rito em que os cristãos agitam folhas de palmeiras, ou de outras plantas, lembrando a atitude dos seguidores de Cristo quando ele entrou, aclamado, em Jerusalém) e água benta na testa dos fiéis, fazendo o sinal da cruz e proclamando: "Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar" ou "Convertei-vos e acreditai no evangelho". Esse gesto faz uma referência a um costume relatado no Antigo Testamento da bíblia em que os homens cobriam a cabeça com cinzas e vestiam sacos em sinal de penitência e se apresentavam aos bispos para pedir perdão por seus pecados.

O hábito dos primeiros séculos da Igreja foi incorporado ao culto e até hoje os cristãos imitam o gesto em sinal de humildade e de conversão. Lembrar que é pó significa aceitar que a vida na Terra é passageira e que os cristãos devem se esforçar para alcançar a vida eterna que vem depois da morte. Para isso, o catolicismo orienta que os seguidores pratiquem obras de caridade (a esmola), a oração e a penitência (o jejum), principalmente durante esse período de quarenta dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.

Fonte: EBC

0 comentários:

Postar um comentário