Devoção: Em Forquilhinha, Paróquia SCJ celebra o Corpus Christi

quinta-feira, 30 de maio de 2013 0 comentários
A festa do Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como festa de Corpus Christi, é uma celebração típica da Igreja Católica e tem por motivação promover a fé na presença do Cristo Ressuscitado nas espécies do pão e do vinho consagrados.
Em cada Missa, quando o padre toma o pão nas mãos e pronuncia as palavras: “Tomai todos e comei: isto é o meu corpo que será entregue por vós”, e, depois disso, ao tomar o cálice com vinho e proclamar: “Tomai todos, e bebei! Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados: fazei isto em memória de mim!”, entendemos que se dá o milagre da transubstanciação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo.
Neste ano, a festa de Corpus Christi tem um caráter especial por ocorrer dentro do Ano da Fé, proclamado pelo Papa na comemoração dos 50 anos de início do Concílio Ecumênico Vaticano II. Sem esquecer que o centro da fé cristã é a profissão da fé na Trindade do Deus Pai, Filho e Espírito Santo, a Igreja professa a presença real de Cristo na Eucaristia.
Neste dia 30 de maio em Forquilhinha, os preparativos para a passagem do Corpo de Cristo começou no amanhecer.
Os devotos acordaram cedo para dar início à tradicional montagem dos tapetes.
Enquanto surgiam os primeiros raios de sol, os fiéis de todas as comunidades empenhavam-se para deixar tudo pronto e aguardar a procissão de Corpus Christi.
Entre serragem colorida, farinha, pó de café, flores de todos os tipos e cores, os devotos confeccionaram maravilhosos trabalhos.
Parabéns à todas as comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em especial ao Grupo de Oração Jovem Espírito Jovem, à equipe de catequese, CAEP e Lareira de Santa Isabel, que mostraram sua união neste dia.

 Colaboração: Jônatas Gonçalves

0 comentários:

Postar um comentário