Notícias: Dom Jacinto completa dez anos de episcopado

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 0 comentários
Na última quarta-feira, o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, comemorou dez anos de episcopado. Dom Jacinto foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 12 de novembro de 2003 e ordenado em 5 de fevereiro de 2004, em Bom Princípio (RS), sua terra natal, com o lema “Anuncio-vos a Misericórdia”. Desde 16 de setembro de 2009 é bispo da Diocese de Criciúma, onde assumiu a missão em 13 de novembro do mesmo ano.

No ano passado, Dom Jacinto celebrou seus 25 anos de sacerdócio. Neste mês de fevereiro, o bispo celebra também o aniversário de 62 anos de idade, comemorado no dia 26. Entre suas alegrias, o bispo destaca a convivência com o povo das mais de 553 comunidades da Diocese, com quem procura manter contato direto. Ao completar uma década a frente de igrejas diocesanas, Dom Jacinto também afirma que se sente feliz com o crescente número de vocações, especialmente sacerdotais, e com o trabalho dedicado de leigos a frente de pastorais e movimentos e também do clero, a quem atribui prestar verdadeiro amor pela Igreja na Diocese de Criciúma.

“Celebrar dez anos, sobretudo em ação de graças pelas bênçãos que Deus derramou sobre a minha vida e sobre o meu trabalho, como auxiliar em Porto Alegre (RS), Guaíba (RS) e, nesses quatro anos, aqui em Criciúma. Um lugar abençoado e especial na minha vida de bispo! Vejo na Igreja de Criciúma a maravilhosa presença de Deus, seja no dia a dia das pessoas, e na vida da Igreja como um todo. E diante de tudo isso, tendo sempre à frente o grande projeto da Evangelização. Neste ano nós queremos muito investir na família e continuar valorizando nossos jovens e tudo o que a Campanha da Fraternidade nos trará: a vida e o valor do ser humano”, pontua o bispo.

Conforme Dom Jacinto, o ser humano está focado como ponto central da evangelização. “Para conduzi-lo e tê-lo mais na presença de Deus. O objetivo da Igreja no mundo é participar um dia, da Igreja eterna, da vida eterna. Nosso trabalho e nossa vida não tem sentido se forem reduzidos apenas à terra. Enquanto estamos aqui, no mundo, já estamos sentindo a alegria da presença de Deus. Sempre digo que Deus é muito generoso comigo. Ele me dá mais bênçãos e graças do que problemas para enfrentar e resolver. Me sinto muito amado por Deus e sempre digo que não mereço nada disso e, Ele, na sua infinita bondade, sempre me concede. Para mim, o melhor lugar em que me colocou é justamente aqui, nesta Diocese querida e abençoada de Criciúma”, afirma Dom Jacinto.

Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso/ Comunicação Diocese de Criciúma

0 comentários:

Postar um comentário