Retiros de carnaval: um convite à todos os jovens que desejam renovar a fé

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 0 comentários
O mesmo convite volta a ser lançado. A cada ano, mais e mais jovens rendem-se aos retiros de carnaval, uma opção diferente das oferecidas pelas festas pagãs e com propósitos que vão muito além de apenas diversão. Cantos, danças, louvor, adoração, encenações, confissões, pregação e oração levam moças e rapazes para mais perto de Deus.

“Ver a alegria desses jovens não tem preço!”, garante a coordenadora diocesana do Movimento de Renovação Carismática Católica (RCC) na Diocese de Criciúma, Luciana Neves. O primeiro retiro, fruto da iniciativa de Luciana e de outras pessoas do movimento, foi realizado há 17 anos, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Zuleima. “Foi uma iniciativa nossa por inspiração de Deus. Contamos com a participação de 80 jovens vindos de toda a Diocese. A cada ano, ele toma proporções maiores. Hoje, passam de mil o número de participantes”.

Segundo a organização do Retiro Vinde e Vede, o maior da Diocese, cerca de 1,4 mil jovens são aguardados para o encontro que promete renovar a fé e dar novo vigor à espiritualidade entre os dias 1º e 4 de março, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma.

“Centenas de pessoas se envolvem na organização e serviços durante o retiro. Hoje temos casais, famílias inteiras trabalhando durante o encontro, que são frutos dele. Muitos dos grupos de jovens que temos nas paróquias são frutos do Vinde e Vede. Padres, seminaristas e religiosas recebem seu primeiro chamado realizando um encontro pessoal com Jesus nesse encontro. São despertados para o serviço nas comunidades, para a catequese e demais pastorais, bem como a vivência dos sacramentos”, relata a coordenadora da RCC.

Conforme Luciana, muitas vezes os jovens se tornam responsáveis pelo retorno ou pela inclusão dos pais à vida da Igreja. “Esse retiro é um grande mover de Deus em nossa diocese, assim como os outros que acontecem também e que, de alguma forma, foram inspirados nele. É tudo muito trabalhoso, pois são quatro dias de alimentação, banho para mais de mil, equipes para dormitórios, limpeza, cozinha, inscrições... Tudo gigante, mas vale à pena! Ver os jovens livres da drogadição, da prostituição oculta muitas vezes aos olhos dos pais. Saber que ali receberão vida é maravilhoso!”, acrescenta.

Cerca de 2 mil jovens devem participar dos retiros


Ao todo, cerca de 2 mil jovens participarão dos retiros espirituais que acontecem em três pontos distintos da Diocese de Criciúma. Em todos eles, a idade mínima para participação é de 14 anos, com a autorização dos pais ou responsável. Os jovens realizam sua inscrição por meio dos grupos de oração de suas comunidades, podendo fazê-la também no local, e devem levar consigo colchões, roupas de cama e material de higiene pessoal. Confira as opções:

Retiro Vinde e Vede

Tema: “Reunidos num só corpo pela força da cruz” (cf. Efésios 2,16)
Abrangência: jovens de todas as paróquias da Diocese
Expectativa: 1.400 retirantes
Valor da inscrição: 50 reais. Pode ser feita pelo site as www.rcccriciuma.org.br.
Realizado de 1ª a 4 de março, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma, inicia no sábado, às 15h30min e finda na terça, às 11h45min, com missa presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach. Será animado pelo Ministério de Música Corpo e Sangue e pelas Irmãs Adoradoras da Misericórdia, com a pregação de Paulinho (Arquidiocese de Cuiabá-MT) e de Roberto e Lidiane (Arquidiocese de Florianópolis).

Retiro Alegra-te

Tema: “Reunidos num só corpo pela força da cruz” (cf. Efésios 2,16)
Expectativa: 230 retirantes
Abrangência: jovens das paróquias da Comarca de Santa Rosa do Sul e região
Valor da inscrição: 20 reais.
Realizado de 1ª a 3 de março, no Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi (IEMES), em Sombrio, inicia no sábado, às 14h e finda na segunda, às 16h, com missa presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach. Será animado pelo Ministério de Música Renascidos em Cristo, com a pregação de Reginaldo Motta, Lucas Perucchi, Caio, Darlan e Mazinho.

Retiro Obra Nova

Tema: “Fui conquistado por Jesus Cristo” (Filipenses 3,12)
Expectativa: 250 retirantes
Abrangência: jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Cidade Mineira, Criciúma)
Valor da inscrição: 35 reais.
Realizado de 1ª a 4 de março, no CEDUP Abílio Paulo, no bairro Universitário, em Criciúma, abre os portões no sábado, às 15h30min, e inicia com a missa aberta ao povo às 18h. Finda na terça, às 11h, também com missa. De sábado a domingo, será animado pelo Ministério de Música Mensageiros da Fé e, de segunda a terça, pelo Ministério de Música Unção Divina. A pregação fica por conta de Mazinho, Ir. Sônia, Darlan, Maikel Ronqui, Pe. Claudio Peters, Moisés, Pe. José Francisco da Silva e seminarista Gabriel Dalmolin.

Retiro Comunidade Santa Rita de Cássia

Abrangência: Aberto à comunidade
Realizado nos dias 1º e 2 de março, no bairro Presidente Vargas, em Içara, inicia no sábado, às 13h30min e continua no domingo, a partir das 08h. Contará com pregação de Ralf Berndt, de Balneário Camboriú.
Fonte: Diocese de Criciúma

0 comentários:

Postar um comentário