Notícias: Tráfico Humano será o tema de estudos diocesanos da CF 2014

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 0 comentários
“Deus pergunta a cada um de nós: ‘Onde está o sangue do teu irmão que clama até Mim?’ Hoje ninguém no mundo se sente responsável por isso; perdemos o sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do sacerdote e do levita de que falava Jesus na parábola do Bom Samaritano: ao vermos o irmão quase morto na beira da estrada, talvez pensemos: ‘Coitado’ e prosseguimos o nosso caminho, não é dever nosso; e isto basta para nos tranquilizarmos, para sentirmos a consciência em ordem. A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!”(Trecho da homilia do Papa Francisco na missa pelas vítimas dos naufrágios em Lampedusa, pequena ilha situada no Mar Mediterrâneo, entre a África e a Itália, em 8 de julho de 2013. Todos os meses, essa ilha é local de desembarque de centenas de imigrantes vindos do Norte da África).

A Diocese de Criciúma, em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, nesta semana, dois dias de estudo sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2014, “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Enquanto mais de 20,9 milhões de pessoas são traficadas no mundo todo, vítimas do trabalho forçado, da exploração sexual e da extração de órgãos (segundo pesquisa da Organização Internacional do Trabalho), a Igreja Católica pretende, através da CF 2014, se unir às iniciativas já existentes, no intuito de potencializá-las e suscitar, em suas comunidades, reflexões e ações de combate e superação de situações de vulnerabilidade ao tráfico, prevenção, proteção e inserção, observando-se o respeito à dignidade da pessoa humana e o implemento dos direitos humanos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais no convívio familiar, comunitário e social.

O primeiro dia de estudo será promovido na próxima quinta-feira, 13, no Auditório da Paróquia São Donato, em Içara, e o segundo, no sábado, 15, no Teatro Célia Belizária, em Araranguá. As atividades contarão com a participação de padres, religiosas e leigos de todas as paróquias da Diocese, organizados em dois grandes grupos e conduzidos pela Coordenação Diocesana de Pastoral, que contará com a colaboração de profissionais ligados ao Ministério do Trabalho, Polícia Federal, Polícia Civil e representantes de organizações de combate a prostituição e ao uso e tráfico de drogas. Nas duas ocasiões, os participantes dos estudos poderão conhecer mais acerca da realidade regional e, no final de cada encontro, definir as prioridades de trabalho para o ano. As atividades iniciam às 08h30min e findam por volta de 15h30min.

A escolha do tema da CF 2014 é fruto de uma proposta de Grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.
Fonte: Diocese de Criciúma

0 comentários:

Postar um comentário