A piscina e a Cruz

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 0 comentários
Seguindo a intuição...

Eu tinha o hábito de ir toda às noite nadar numa piscina coberta de um clube em minha cidade.
Ali, havia um senhor que sempre me chamava a atenção. Ele tinha o costume de correr até a água e molhar, somente, o dedão do pé.
Depois subia no trampolim mais alto e, com um esplêndido salto, mergulhava.
Certo dia o abordei e perguntei-lhe o motivo daquele procedimento preparatório.
O homem sorriu e respondeu:
- Sim, eu tenho um motivo para fazer esse ritual.
Há alguns anos passados eu lecionava natação para um grupo de jovens. Meu trabalho era iniciá-los naquela modalidade esportiva e ensiná-los, também, saltos ornamentais do trampolim.
Certa noite não conseguindo dormir fui até à piscina para nadar um pouco; pois, sendo instrutor, eu tinha uma chave o que me facilitou a entrada naquele parque aquático naquela hora.
Não foi preciso acender a luz porque conhecia bem o lugar e a luz do luar, naquele momento, brilhava através do teto de vidro iluminando parcialmente o caminho por onde eu tinha que percorrer .
Quando já estava sobre o trampolim e preparado para mergulhar, vi minha sombra projetada na parede em frente.
Era a minha imagem de braços abertos e, nela a minha silhueta formava uma cruz, que me fez lembrar aquela em que Cristo foi crucificado.
Emocionei-me ficando ali parado contemplando aquela imagem refletida.
Naquele momento, não tive outra alternativa a não ser descer do trampolim e, intuído, ir até a escada que dá acesso à piscina para nela entrar e nadar. Ao descer, os meus pés tocaram o piso duro, seco e liso...
Na noite anterior a haviam esvaziado para limpeza e eu não tinha tomado conhecimento do aviso.
Caindo na realidade, do momento, senti um calafrio no meu corpo.
Se tivesse saltado, este, certamente, seria o meu último mergulho.
A minha sombra projetada pela luz do luar na parede me fez lembrar a Cruz de Cristo e o seu significado para nós cristãos o que me levou a seguir a minha intuição de desistir de megulhar e, milagrosamente, salvar a minha vida.

0 comentários:

Postar um comentário