Dom do Espírito Santo - Fortaleza

sábado, 12 de janeiro de 2013 0 comentários
É o dom da coragem para vivermos fielmente a fé no dia-a-dia, mesmo diante do martírio. Faltou a Pedro quando negou a Cristo, mas foi-lhe dado no Pentecostes.
- Ajuda a ter firmeza diante da sedução e oposição do mundo.
- Auxilia-nos a enfrentar as lutas e vicissitudes do cotidiano, a resistir às tentações. Inspira-nos o perdão e a fazer bem. É o dom dos mártires.
- São Paulo e Barnabé, encorajando os discípulos das regiões de Listria, Icônio e Antioquia, os exortavam a PERMANCECER FIRMES NA FÉ, dizendo-lhes: "É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus" (At 14,22).
Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão.
Lembremo-nos que foi com muita coragem, com muito heroísmo, que os santos desprezaram as promessas, as blandícias e ameaças do mundo. Destes, muitos testemunharam a fé com o sacrifício da própria vida.
O Espírito Santo lhes imprimiu o dom da Fortaleza e só isto explica a serenidade com que encontraram a morte! Que luta gloriosa não sustentaram! Agora gozam de perfeita paz, em união íntima com Jesus, de cuja glória participam. Também nós, havemos de combater diariamente para alcançar a coroa eterna. Vivemos num mundo cheio de perigos e tentações.
A alma acha-se constantemente envolta nas tempestades de paixões revoltadas. Maus exemplos pululam e as inclinações do coração constantemente dirigem-se para o mal. Resistir a tudo isto requer em primeiro lugar muita oração, força de vontade e combate resoluto.
Por esta virtude, a alma se fortalece para praticar toda a classe de atos heroicos com invencível confiança em superar os maiores perigos e dificuldades com que nos deparamos diariamente.

0 comentários:

Postar um comentário