Dom do Espírito Santo-Entendimento

sábado, 12 de janeiro de 2013 0 comentários
Dom divino que nos ilumina para aceitarmos as verdades reveladas por Deus (Jer. 24,7)
- Ajuda a ver as pessoas e o mundo com os olhos de Deus.
- Ajuda-nos a penetrar no sentido dos acontecimentos, por exemplo, no sofrimento. "Há mais alegria em dar do que em receber" (At 20,35).
- Dá a percepção espiritual necessária para entender as verdades da fé. Quem está, por exemplo, com a graça santificante, tem mais capacidade de entender as verdades da fé do que aquele que esteja em pecado. Quem tem a presença do Espírito Santo, possui o dom do entendimento e por isso compreenderá com muito mais rapidez o ponto em questão. 
Jeremias 24,7: "Dar-lhes-ei um coração para que me conheçam que eu sou Javé. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus".

Entendimento torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem. A aparente correlação não significa que quem possui a sabedoria, já traga consigo o entendimento por conseqüência (ou vice-versa).
Existe uma clara distinção entre um e o outro. Para exemplificar: Há fiéis que entendem as contemplações do terço, mas o rezam por obrigação ou mecanicamente (Possuem o dom do entendimento). Há outros que, por sua simplicidade, nunca procuraram entender o seu significado, mas praticam sua reza com sabor, devoção e piedade, ignorando seu vasto sentido (possuem o dom da Sabedoria).
Este exemplo, logicamente, se aplica às ciências naturais e divinas, logo ao nosso dia-a-dia. Não sendo um consequência do outro, são distintamente preciosos e complementam-se mutuamente, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência e sensível percepção das coisas terrenas, que devem estar sempre direcionadas às coisas celestes.

0 comentários:

Postar um comentário