Leitura do dia - João 2, 1-11

domingo, 20 de janeiro de 2013 0 comentários
Naquele tempo:
Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: 'Eles não têm mais vinho'.
Jesus respondeu-lhe: 'Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou.'
Sua mãe disse aos que estavam servindo: 'Fazei o que ele vos disser'.
Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer.
Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 
Jesus disse aos que estavam servindo: 'Enchei as talhas de água'.
Encheram-nas até a boca.
Jesus disse: 'Agora tirai e levai ao mestre-sala'. E eles levaram.
O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho.
Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: 'Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!'
Este foi o início dos sinais de Jesus.
Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação.

JESUS NOS TRAZ VIDA NOVA

     Era uma festa de casamento. Jesus foi para lá com os discípulos e com sua mãe. De repente a mãe percebe que acabou o vinho. Acabar o vinho em uma festa significava acabar a alegria, a vida da celebração. Mulher silenciosa e atenta, Maria sabe que Jesus pode fazer alguma coisa. E, mesmo não sendo ainda a hora, ele aproveita a água usada para cumprir rituais antigos de purificação e a transforma em vinho.
A presença de Jesus em uma festa de casamento lembra a aliança que Deus estabeleceu com seu povo. Deus ama seu povo como o marido ama sua esposa. Ele quer o bem do seu povo, e, ainda que Israel não lhe seja fiel, o Senhor mantém sua palavra. Jesus, na festa de casamento, lembra-nos que a aliança feita por Deus continua. E a aliança nova firmada por meio de Jesus é mais ampla: não é só com um povo, mas com toda mulher e todo homem que têm no coração o desejo de fazer o bem, de amar a Deus e o próximo, independentemente da nação a que pertença. A todas essas pessoas não vai faltar vida nova, vida alegre, simbolizada pelo vinho.
Pode acontecer que em nossa vida falte a alegria que Deus dá a seus filhos. Se isso está ocorrendo conosco, não tenhamos receio de dizer: “Senhor, não temos mais o vinho do amor, o vinho do perdão, o vinho da fraternidade, o vinho da alegria, o vinho da vida!” E nossa vida sem graça logo vai se transformar em vida nova. Vida nova, para quem segue Jesus, não significa vida sem problemas, mas quer dizer ter coragem e disposição para enfrentar qualquer dificuldade.
Mesmo quando tudo parece perdido, quando parece que não resta sequer uma gotinha de alegria, não precisamos nos desesperar. A mãe de Jesus está atenta e vai dizer ao filho que estamos “sem vinho”. E o vinho que virá, a alegria que vai tomar conta de nossa vida, será melhor do que qualquer experiência. É um sinal dado por Deus de que ele quer o nosso bem. Por isso Jesus veio a nós, por isso nos deu Maria como mãe!

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp
Fonte: Paulus

0 comentários:

Postar um comentário